Grupos heterogêneos de Educação Terapêutica
efeitos entre crianças e a emergência do prazer compartilhado e da interação social em um caso de autismo.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i3p540-555Palavras-chave:
grupos de educação terapêutica, autismo, psicanálise, circuito pulsional, interação socialResumo
Este artigo é fruto de um semestre de estágio de uma aluna da graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) em um grupo terapêutico heterogêneo do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica. Será realizada uma discussão acerca dos efeitos terapêuticos que o encontro entre crianças em diferentes posições subjetivas e discursivas pode proporcionar, a partir de cenas clínicas. Posteriormente, apresentamos uma análise mais detida dos efeitos do encontro com o semelhante no tratamento de uma criança autista, no que concerne à (não) ocorrência do terceiro tempo do circuito pulsional nessa posição subjetiva.
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.