Entre o hospital e a escola: o cancer em crianças
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i2p306-325Palavras-chave:
crianças com câncer, adoecimento, doença, psicanálise, educaçãoResumo
No presente artigo propomo-nos levantar alguns impasses escolares de crianças adoecidas pelo câncer. Ao constatarmos seus impedimentos à vida escolar buscamos trazer à discussão questões inerentes às barreiras impostas pelo adoecimento, laços sociais e pela própria instituição escola. Nossas intervenções, orientadas pela psicanálise, vêm indicando que a infância, quando inscrita no ambiente hospitalar, sofre mudanças que necessitam uma reorganizacão dos investimentos libidinais da criança, dos pais e dos profissionais envolvidos no processo. Mesmo que a legislação brasileira reconheça o direito de crianças e adolescentes hospitalizados ao atendimento pedagógico-educacional, que escolhas têm esses sujeitos? O que pode um psicanalista, desafiado em sua cidade, responder a esses impasses sem abrir mão de sua ética no laço estabelecido com as áreas da saúde e da educação?Downloads
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Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.