Espetacularização e personalização da política na mídia: o impeachment de Dilma Rousseff nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.133690Palavras-chave:
Espetacularização, Personalização, Enquadramento, Impeachment Dilma.Resumo
O artigo tem como tema a espetacularização e a personalização política através da mídia. Para desenvolvê-lo utilizamos como objetos de análise os jornais O Globo e Folha de S. Paulo ao abordarem o impeachment de Dilma Rousseff. Assim, buscamos identificar quais são os traços de personalização e espetacularização presentes na construção noticiosa dos jornais. E, ainda, verificar se tais construções noticiosas potencializaram um “espetáculo político-midiático”. Entendemos por “espetáculo político-midiático” o processo que se dá a partir das transformações e relações de aproximação, tensionamento e reciprocidades entre o campo político, o campo midiático e a sociedade (WEBER, 2011). Como método, utilizamos a proposta desenvolvida por Gamson e Modigliani (1989), através dos “Dispositivos de Enquadramento”. Constatamos que as reportagens construídas utilizaram a personalização, o conflito, o fracasso e, por vezes, a dramatização como lógicas estruturantes do discurso jornalístico.
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