Distribuição espacial da ocorrência dos maiores totais diários de precipitação na RMSP e arredores em função da intensidade relativa da atividade urbana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2002.123774Palavras-chave:
Precipitação atmosférica, atividade urbanaResumo
Trata-se da variação da distribuição espacial dos maiores totais diários de precipitação atmosférica na Região Metropolitana de São Paulo e arredores em função da intensidade relativa da atividade urbana. Os dias com ocorrência de precipitação maior que 20mm e os dias em que ocorreram os 300 maiores totais pluviométricos na década de 90 foram classificados em dias "úteis" e "não úteis" Conclui-se que, em ambos os casos, a freqüência, o total precipitado e a intensidade da chuva nos dias úteis foram significativamente maiores em relação aos dos dias não úteis sobre a mancha urbana da Grande São Paulo e algumas áreas adjacentes.
Downloads
Referências
AZEVEDO, T R. de. Derivação antrópica do clima na Região Metropo-litana de São Paulo abordada como função do ritmo semanal das atividades humanas. Tese de Doutorado. São Paulo: FFLCH, Universidade de São Paulo, 2001.
AZEVEDO, T R. de. "O fluxo de calor gerado pelas atividades humanas no estudo climático da Região Metropolitana de São Paulo" in TARIFA, J. R. & AZEVEDO, T R. de, orgs., Os climas da cidade de São Paulo: teoria e prática, Coleção Novos Caminhos, n. 4. São Paulo: Departamento de Geografia, FFLCH, Universidade de São Paulo, 2001.
AZEVEDO, T R. de. "Dramas climáticos e responsabilidade social: a relação entre o ritmo das atividades econômicas - dias de trabalho e descanso e o clima urbano" in Política & Trabalho, n.17 João Pessoa: UFPB, 2001.
AZEVEDO, T R. de. "A atividade urbana faz com que os dias 'úteis' sejam mais chuvosos na Região Metropolitana de São Paulo" in anais do IX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Recife:Universidade Federal do Recife, 2001.
AZEVEDO, T R. de. "Distribuição espacial da chuva: um ensaio metodológico" in: TARIFA, J. R. & AZEVEDO, T R. de, orgs., Os climas da cidade de São Paulo: teoria e prática, Coleção Novos Caminhos, n. 4. São Paulo: Departamento de Geografia, FFLCH, Universidade de São Paulo, 2001.
AZEVEDO, T R. de. "Precipitação na Cidade de São Paulo em função da atividade urbana" in Anais do XII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Meteorologia, 2002.
ESTADO DE SÃO PAULO. Balanço Energético do Estado de São Paulo. Secretaria de Minas e Energia do Governo do estado de São Paulo, 2000.
FUNARI, F L. Insolação, radiação solar global e radiação líquida no Brasil. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1983.
MONTEIRO, C. A. F A dinâmica climática e as chuvas no Estado de São Paulo. São Paulo: Instituto de Geografia, Universidade de São Paulo, 1973.
MONTEIRO, C. A. F "Teoria e Clima Urbano" in Teses e Monografias n .l. São Paulo: Instituto de Geografia, Universidade de São Paulo, 1976.
TOJO, J. F La ciudad y el médio natural. Madrid: Akal Editora, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Tarik Rezende de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).