Servidor de mapas : o exemplo do Núcleo Curucutu- SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123795Palavras-chave:
Servidor de mapas, Internet, Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Curucutu), código aberto, direitos autoraisResumo
Este artigo retrata a experiência de implementação de um servidor de mapas e discute as características da publicação de uma base cartográfica, a do Núcleo Curucutu e o seu entorno, pela Internet. As principais vantagens do seu uso são: a gratuidade do software, ampliação das alternativas para a divulgação dos mapas, acesso irrestrito aos usuários e simplicidade dos procedimentos operacionais. A instabilidade das versões mais novas do programa e a quantidade e tamanho dos arquivos temporários produzidos foram considerados os principais aspectos negativos da sua implementação.
Downloads
Referências
CARVALHO, T.C.M.B. Arquitetura de redes de computadores OSI e TCP/IP. São Paulo, Editora Makron Books, 1994. 669 p.
CASTILHO, J.R.F Direito autoral (copyrigth) de mapas. Entrevista a Marjorie Xavier InfoGeo, Curitiba, ano 3, no 20, p.20-21, jul/ago 2001.
GANDELMAN, H. De Gutenberg à Internet: direitos autorais na era digital. Rio de Janeiro. Editora Record. 1997, 254 p.
KEMP, K.; REEVE, D.E; HEYWOOD, I. Report of the International Workshop on Interoperability for GIScience Education. In: International Workshop on Interoperability for GIScience Education, IGE'98. The Netherlands, 1998. Anais eletrônicos. Disponível em < http: //www.ncgia.ucsb.edu/ige98/report/ige98.pdf>- Acesso em: 12 dez. 2002.
MARTINS FILHO, P. Direitos autorais na Internet. In: Ciência da Informação. Brasília, v. 27, n. 2, p-183-188, mai/ago. 1998.
NEGROPONTE, N. A vida digital. 2a ed. São Paulo. Editora Companhia das Letras, 1995, 231 p.
PENG, Z.R. An assessment of the development of Internet GIS. In: ESRI User Conference. San Diego, CA. 1997 p.1-14.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Alfredo Pereira de Queiroz Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).