Planejamento e projeto paisagístico e a identificação de unidades de Paisagem: O caso da Lagoa seca do Bairro Jardim América, Rio Claro (SP)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123801Palavras-chave:
Planejamento, paisagismo, área verde, espaço livreResumo
O objetivo deste trabalho é abordar a questão da identificação de unidades de paisagem, ressaltando para a necessidade absoluta de tal identificação no planejamento paisagístico e, na maioria, dos projetos paisagísticos.
Downloads
Referências
BEDE, L. C.; WEBER, M.; RESENDE, S.; PIPER, W. & SCHULE, W. Manual para mapeamento de biótopos no Brasil. Belo Horizonte: Brandt Meio Ambiente, 1994. 123p.
JELICOE, A. G. & JELICOE, S. The landscape of man. 3.ed. Londres: Thames and Hudson, 1996. 408p.
LIMA, A. M. L. P. et al. Problemas de utilização na conceituação de termos como espaços livres, áreas verdes e correlatos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ARBORIZAÇÃO URBANA, 2, 1994, São Luís. Anais... São Luís: Imprensa EMATER/MA, 1994. p.539-553.
LIMA, M. A. Avaliação da qualidade ambiental de uma microbacia no município de Rio Claro (SP). Rio Claro, 1994. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho.
MONTEIRO, C. A. F. Geossistemas: a história de uma procura. São Paulo: Contexto, 2000. 127p.
Mc HARG, I. Design with Nature. New York: American Museum of Natural History, 1969. 197p.
Mc HARG, I. Projectar con la naturaleza. Barcelona Gustavo Gili, 2000. 197p.
PENTEADO, M. M. Geormorfologia do setor centro-ocidental da Depressão Periférica Paulista. São Paulo: Instituto de Geografia/Universidade de São Paulo, 1976. 86p.
RICHTER, D.D.; SAPLACO; S. R. 8c NOWAY, P. F. "Watershed management problem in humid tropical uplands" Nature and Resources, v.21, n.4, oct/dec. 1988, p.10-21.
RICHTER, G. Handbuch Stadtgrün Landschatfsarchitektur im stadtischen Freiraum. Munique: BLV Verlagsgesellschaft, 1981. 319p.
RIO CLARO. Prefeitura do Município. Plano Diretor, Lei n.2492, 6 de agosto,1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Felisberto Cavalheiro, Andréa Presotto, Yuri Tavares Rocha
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).