TRANSPORTES COLETIVOS E URBANIZAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: ASPECTOS POLÍTICO-INSTITUCIONAIS, ATORES, ALIANÇAS E INTERESSES1
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74049Palavras-chave:
Transportes coletivos, São Paulo, Urbanização, Bondes elétricos, Ônibus.Resumo
Este trabalho visa contribuir para a discussão sobre as determinações econômicas, políticas e institucionais que engendraram o serviço público de transportes coletivos na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX, quando se assinala a passagem do serviço dos bondes elétricos para o serviço de ônibus. Foram identificados os principais agentes que participaram da conformação desse serviço, ressaltando-se o papel da empresa Light and Power Company. Foi realizado um histórico visando resgatar a gênese e as determinações das transformações ocorridas na regulação do serviço de transportes públicos que surgiu em âmbito privado e acabou sendo estatizado. Um outro objetivo do trabalho foi de assinalar as transformações urbanas que acompanharam o processo de transformações no serviço de transporte coletivo. A interpretação feita mostra a “publicização privada” dos transportes coletivos de São Paulo,, e também como o serviço no período analisado foi permeado por práticas clientelistas.
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