O RACIOCÍNIO ESPACIAL NA ERA DAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS

Autores

  • Valdenildo Pedro da Silva Centro de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74064

Palavras-chave:

Raciocínio Espacial, Novas Tecnologias, Ensino de Geografia.

Resumo

No mundo contemporâneo, ou, mais precisamente, nesta era da informação instantânea e simultânea, o raciocínio geográfico tem se destacado e, simultaneamente, se alterado por meio de novos aspectos sociais e tecnológicos. O presente estudo foi realizado com dezenove docentes atuantes em vários cursos de formação de professor de geografia de instituições públicas e privadas de diversas regiões do Brasil. Esses docentes têm utilizado as novas tecnologias e/ou pesquisado e produzido trabalhos a respeito delas no ensino de geografia. Diante disso, perseguimos o estudo na busca de se responder a seguinte indagação: novas tecnologias e raciocínio espacial: mas o que isso tem a ver? As tecnologias atuais, como veículos de informações, não têm a finalidade de desenvolver o “saber pensar o espaço” ou de realizar o “raciocínio espacial”, mas mesmo sem essa finalidade as pessoas aprendem geografia, pensam com a mediação dessas tecnologias. O ensino de geografia contribuiu para a formação de diversas pessoas por meio do desenvolvimento do raciocínio espacial realizado em duas diferentes escalas, do local ao global, mostrando articulações entre os diversos níveis de abstração, desde o espaço do trabalho até sua inserção em uma sociedade que se internacionaliza de maneira acelerada.

Downloads

Biografia do Autor

  • Valdenildo Pedro da Silva, Centro de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte
    Professor Doutor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte.

Referências

CALLAI, H. C. Outras leituras para o ensino de geografia. In: VERDUM, R.; STROHAECKER, T. Ensino de geografia, planejamento ambiental e gestão territorial. Porto Alegre, AGB, 2001.

COMES. P. Geografía escolar y tecnologías de la información y el conocimiento. In: Iber 32, Barcelona, Ed. Graó, 2002.

COLL, C; MARTÍ, E. A educação escolar diante das novas tecnologias da informação e da comunicação. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LACOSTE, Y. A geografia, isso serve, em primeiro lugar para fazer a guerra. São Paulo: Papirus, 1989.

MARTÍNEZ, P. M.; CANO, F. J. T. Recursos en Internet para la enseñanza y el aprendizaje de la geografía en educación primaria. In: Íber 32, Barcelona, Ed. Graó, 2003.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1994.

Downloads

Publicado

2007-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Valdenildo Pedro da. O RACIOCÍNIO ESPACIAL NA ERA DAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 11, n. 2, p. 31–38, 2007. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74064. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/74064.. Acesso em: 12 jan. 2025.