ESCOLA, LUGAR E PODER: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA A PARTIR DE SÃO CAETANO DO SUL, SP, BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74233Palavras-chave:
Lugar, Poder, Discurso, Ensino, EscolaResumo
O presente artigo, resultado de pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, nível mestrado, da Universidade de São Paulo, tem como objetivo analisar de que forma os interesses políticos locais interferem na organização pedagógica e administrativa das escolas públicas municipais de São Caetano do Sul. Para tanto, a partir de um olhar geográfico, analisamos, com maior detalhe, o caso de uma das principais escolas públicas municipais da cidade, com um olhar investigativo a partir de dentro, que toma a experiência do próprio pesquisador como ponto de partida. A compreensão das práticas sócio-espaciais que ocorrem na cidade, em nossa perspectiva, são fundamentais para o entendimento das relações pedagógicas e políticas que ocorrem na escola, bem como o significado da mesma como espaço social, alvos dos mais diferentes interesses e estratégias de reprodução espacial do poder.
Downloads
Referências
ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E.; A cidade do Pensamento único. 3º edição. Petrópolis: Vozes, 2002.
BAITZ, RICARDO. “A implicação: um novo sedimento a se explorar na Geografia?” IN Boletim Paulista de Geografia, nº 84, julho de 2006. São Paulo: AGB.
BAUMAN, ZYGMUNT. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CANETTI, ELIAS. Massa e poder. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
DEMO, PEDRO. Pesquisa: princípio científico e educativo. 11a edição. São Paulo: Cortez, 2005.
ELIAS, NOBERT. Os Estabelecidos e os Outsiders. São Paulo: Jorge Zahar, 2000.
JULIA, DOMINIQUE. “A cultura escolar como objeto histórico” IN Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n.1, 2001.
JUNIOR, ENIO MORO. A percepção visual de um urbano em Transição: o caso de São Caetano do Sul. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FAUUSP, 1998.
LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. 3º edição. São Paulo: Centauro, 2004.
MARTINS, José de Souza. O Imaginário na Imigração Italiana. São Caetano do Sul: Fundação Pró-memória, 2003.
MARTINS, José de Souza. Diário de Fim de século. Notas sobre o núcleo colonial de São Caetano no século XIX. São Caetano do Sul: Fundação Pró-memória, 1998.
MARTINS, José de Souza. Subúrbio. Vida Cotidiana e história no subúrbio da cidade de São Paulo: São Caetano, do fim do Império ao fim da República Velha. São Paulo: Hucitec, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Eduardo Donizeti Girotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).