Jogos educativos e aula expositiva: comparação de procedimentos educativos sobre postura sentada

Autores

  • Alberto De Vitta Universidade do Sagrado Coração
  • Fabiana Cristina Frigieri De Vitta Universidade Estadual Paulista
  • Márcia Aparecida Nuevo Gatti Universidade do Sagrado Coração
  • Sandra Fiorelli de Almeida Penteado Simeão Universidade do Sagrado Coração

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20049

Palavras-chave:

postura sentada, escolares, educação, saúde, procedimentos de ensino

Resumo

INTRODUÇÃO: Estudos sobre educação em saúde são importantes para a concretização de ações de promoção da saúde. OBJETIVO: verificar as mudanças de conhecimentos teóricos sobre postura sentada, avaliados em dois momentos (inicial e final,) considerando dois programas de educação (aula expositiva e grupos operativos). MÉTODO: Foram sujeitos 75 alunos, de ambos os sexos, de três 4as séries de uma escola pública, avaliados previamente (A1) sobre postura sentada; o grupo 1 foi submetido a um procedimento de ensino expositivo, o 2 a jogos educativos e o 3 a nenhuma intervenção. Após uma semana foram reavaliados (A2). Para os momentos aplicou-se o teste de Wilcoxon e entre os grupos Kruskal Wallis. RESULTADOS: Na comparação dentro dos grupos, os 2 e 3 apresentaram aumento no número de acertos sobre postura sentada no pós-teste, com diferença estatisticamente significante, enquanto que no grupo controle, tal fato não ocorreu. Na comparação entre grupos, no primeiro momento (A1), os grupos 2 e 3 não apresentaram diferença estatisticamente significante (p>0,05), no entanto, no segundo momento nota-se que houve diferença estatística entre os três grupos (p < 0,01), sendo que o G3 apresentou menor freqüência de erros (Md = 5) em relação ao G2 (Md = 8) e G1 (Md = 10). CONCLUSÕES: Pode-se afirmar que técnicas educativas que fornecem informações e promovem debates e trocas de experiências entre os participantes aumentam as chances de incorporação dos conteúdos relacionados à postura sentada.

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Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original