A terminologia: um instrumento ao serviço da inovação pedagógica no Espaço Europeu do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i1p167-185Palavras-chave:
: Competência terminológica, Neurociências, Tipos de memória, Ensino superior, Sociedade do conhecimento, ECRLResumo
Neste artigo apresentam-se algumas reflexões sobre a importância da Terminologia em formações multilíngues especializadas no âmbito do ensino das línguas aplicadas no ensino superior, com especial incidência no sistema de ensino superior francês. Se tivermos em conta a política linguística de construção do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES) e os diversos contributos que desde o século XX a Terminologia tem vindo a oferecer não só ao sistema de comunicação especializada, aos sistemas informáticos inteligentes, mas também a diversas profissões (mediadores linguísticos e culturais, tradutores) e novas necessidades (multilinguissimo e interculturalidade), verificaremos que o ensino (teórico e prático) da Terminologia nas formações universitárias se torna um elemento incontornável. A sociedade do conhecimento não se pode concretizar sem a aquisição da competência terminológica que se manifesta, tradicionalmente, pela utilização de terminologias e de discursos especializados em variadas situações e em diferentes contextos de produção/recepção comunicativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Linha D'Água

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.