Notícias

LINHA D’ÁGUA
eISSN 2236-4242

Qualis-Periódico (2017-2020): A4 

Indexadores: Web of Science - Clarivate (ESCI), MIAR, MLA, Latindex, Linguistic Bibliography, DOAJ, e outros.

Apoio: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP)

Universidade de São Paulo - USP

Publicação quadrimestral: jan-abril; maio-agosto; setembro-dezembro.

  • Sobre a revista

    06-12-2024

    Linha D'Água, classificada no nível A4 no sistema Qualis/CAPES (2017-2020), é uma revista acadêmica  publicada desde 1980 pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A revista recebe apoio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP).

    Quadrimestralmente, publica número temáticos compostos por artigos, resenhas, traduções e entrevistas em português, inglês, francês e espanhol. As submissões devem seguir as normas da Revista Linha D'Água, disponíveis em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions.

    A Linha D'Água está indexada nas principais bases de dados: Web of Science - Clarivate (ESCI), MLA, MIAR, Latindex, REDIB, Linguistic Bibliography, DOAJ, e outras.

    Please select your preferred language on the right side vertical menu in order to view the Journal’s content in that language.

    _________________________________________________________________________________
    CHAMADAS ABERTAS

    Tema do número 38/3 (2025): Dimensões cronotópicas dos relatos de vida em escritas femininas, a ser publicado em dezembro de 2025. Prazo para submissão: 30 de março de 2025. Para mais informações, clique aqui.

     

    _________________________________________________________________________________
    DOSSIÊS EM ANDAMENTO

    Tema do número 37/4 (2024): Chiffons de papier e a ressurgência do epistolar: metamorfoses, dinâmicas e confluências, a ser publicado em dezembro de 2024. Prazo para submissão: finalizado. Para mais informações, clique aqui.

    Tema do número 38/1 (2025): Diálogos da obra de Bakhtin e do Círculo com outras teorias e áreas do saber, a ser publicado em abril de 2025. Prazo para submissão: finalizado. Para mais informações, clique aqui.

    Saiba mais sobre Sobre a revista
  • Dossiê temático 38/2: Texto, Sociedade e Democracia

    06-12-2024

    Este dossiê temático, intitulado Texto, Sociedade e Democracia, justifica-se pela relevância do combate a práticas antidemocráticas na sociedade contemporânea e tem como questão norteadora: Como princípios teórico-metodológicos das pesquisas em linguagem podem subsidiar análises sobre a natureza textual-discursiva do discurso de ódio, do preconceito, da discriminação e da exclusão social e suas múltiplas manifestações, de modo a combater práticas antidemocráticas?

    Elege-se como objetivo da publicação congregar pesquisadores de diferentes campos dos estudos do texto e do discurso, com vistas a realizar um debate interdisciplinar sobre o tema.

     

    A Linha D’Água aceita trabalhos em português, inglês, francês ou espanhol. As submissões devem estar de acordo com as normas de submissão, disponíveis em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

     

    A revista está indexada em: Web of Science - Clarivate (ESCI), MLA, MIAR, Latindex, REDIB, Linguistic Bibliography, DOAJ, dentre outros. 

     

    Prazo de submissão: 28 de fevereiro de 2025.

    Previsão de publicação: agosto de 2025.

     

     

    Editores convidados:

    Ana Lúcia Tinoco Cabral
    altinococabral@gmail.com
    Intituto de Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (IP/PUC-SP), Brasil.

    Rivaldo Capistrano Júnior
    r.capistrano@uol.com.br
    Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil.

    Saiba mais sobre Dossiê temático 38/2: Texto, Sociedade e Democracia
  • Dossiê temático 38/3: Dimensões cronotópicas dos relatos de vida em escritas femininas

    01-10-2024

    Este número tem por objetivo problematizar a construção discursiva dos relatos de vida de autoria feminina, tendo em vista a influência das diferentes dimensões cronotópicas na constituição dos discursos.

    Na acepção de Bakhtin e do Círculo, a linguagem é constituída de forma dual, tanto por elementos verbais, internos às formas de linguagem, como por elementos extraverbais (o tempo, o espaço, os valores, as ideologias, a história, a cultura etc.), que incidem sobre a situação de interação discursiva e delimitam a construção dos discursos.

    A partir dessa premissa, semelhante às discussões de Machado (2010) e de Santos (2023), o conceito de cronotopo proposto por Bakhtin [em diferentes pontos de sua produção (Bakhtin, 2010; 2017; 2018)] permite identificar, a partir das marcas verbais, como os elementos extraverbais delimitam a constituição da linguagem.  

    Por cronotopo entendemos a fusão dos elementos espaço-temporais e como estes condicionam e situam valorativamente o discurso, dando visibilidade a correlações entre as condições do “dizer”, quem diz, como se diz, o que se diz (ou ainda do que não se pode dizer, quem não pode dizer etc.), em função das dimensões cronotópicas (espaço-tempo) que marcam determinado uso de linguagem.

    No contexto do romance de aventura, por exemplo, Bakhtin sugere o "cronotopo das estradas", como um espaço-tempo em que ocorrem os encontros e as reviravoltas do enredo desse enunciado. O autor propõe ainda o "cronotopo da casa", no romance biográfico, como um espaço que indicia uma certa estabilidade, ao mesmo tempo em que destaca o fator de transformação na construção das personagens. Quando pensa as primeiras formas autobiográficas e suas dimensões espaço-temporais, Bakhtin (2018) visualiza dois cronotopos distintos: o “cronotopo interno”, o espaço-tempo da vida representada, e o “cronotopo externo real” ou “cronotopo externo do relato” no qual a vida representada se realiza, seja essa de um terceiro (biografia) ou a do próprio falante (autobiografia). Pode-se pensar ainda o “cronotopo externo dos fatos relatados”, o espaço-tempo em que se situam e tomam forma os acontecimentos relatados (Santos, 2023, p. 61-62).

    Em linhas gerais, temos por foco problematizar como a unidade espaço-tempo é construída discursivamente nos diferentes relatos de vida de autoria feminina e como estas duas variáveis (espaço-tempo) igualmente dimensionam as condições de produção, recepção e circulação discursivas destes relatos. Nos interessa, então, refletir acerca das singularidades na maneira com que os elementos discursivos, em diferentes cronotopos, marcam os relatos de vida produzidos por mulheres nos diversos contextos sócio-histório-culturais.

    Esperamos contribuições que investiguem relatos de vida nas mais diversas formas de linguagem e materialidades linguístico-discursivas (escrita, falada, audiovisual, digital, entre outras). Igualmente, esperamos reunir trabalhos que investiguem a autoria feminina na amplitude das inscrições do termo “mulher”, no que concerne às designações de identidade de gênero, orientação sexual, raça, cultura, língua etc.

    Apresentamos, a título ilustrativo, mas não exaustivo, alguns eixos e questões a serem considerados:

    • Como as condições cronotópicas primárias de ocorrência dos acontecimentos narrados dimensionam a construção discursiva dos relatos femininos?
    • Como o espaço-tempo em que as obras foram produzidas delimitam a produção, a recepção e/ou a circulação dos discursos nos relatos de vida de mulheres? Como a posição sócio-histórico-cultural das mulheres nesse cronotopo externo marca a construção do relato?
    • Como as unidades espaço-tempo construídas nos respectivos relatos de vida permitem visualizar a interrelação de aspectos formais, estilísticos e temáticos na construção dos discursos?
    • Quais cronotopos internos são mais significativos na construção interna dos relatos de vida de mulheres em suas diversas inscrições?
    • Como as dimensões cronotópicas externas se relacionam com as dimensões cronotópicas internas dos diversos relatos de vida feminos?
    • Como os cronotopos internos/externos de diferentes relatos de vida femininos se interrelacionam nos elementos de sua constituição discursiva?

    Dessa forma, este número temático está aberto a contribuições de pesquisadores que, indistintamente da área de atuação, problematizem as dimensões espaço-temporais na construção discursiva dos relatos de vida de autoria feminina.

     

    A Linha D’Água aceita trabalhos em português, inglês, francês ou espanhol. As submissões devem estar de acordo com as normas de submissão, disponíveis em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

     

    A revista está indexada em: Web of Science - Clarivate (ESCI), MLA, MIAR, Latindex, REDIB, Linguistic Bibliography, DOAJ, dentre outros. 

     

    Prazo de submissão: 30 de março de 2025.

    Previsão de publicação: dezembro de 2025.

     

     

    Editores convidados:

    Vânia Lúcia Menezes Torga
    vltorga@uol.com.br
    Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Brasil.

    Vanessa Fonseca Barbosa
    vanessafonbar@usp.br
    Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

    Yuri Andrei Batista Santos
    batista.yuriandrei@gmail.com
    Université Paris Cité, França.

    Girlandia Gesteira Santos
    girlandiagesteira@yahoo.com.br
    Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Brasil.

    Ana Cláudia Guimarães Senna
    anaguisenna@hotmail.com
    Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Brasil.

    Saiba mais sobre Dossiê temático 38/3: Dimensões cronotópicas dos relatos de vida em escritas femininas
  • Novo número publicado - v. 37, n. 3 (2024)

    30-09-2024

    A Revista Linha D'Água (USP, Brasil) acaba de publicar um novo número com o tema: "Linguagem/linguagens em estudos textuais, enunciativos e discursivos".

    Neste número de Linha D’Água, o objetivo foi destacar a importância do tema da linguagem/linguagens na interação discursiva em diferentes esferas sociais como política, jurídica, religiosa, educacional, acadêmica, midiática, artístico-literária e digital.

    Sob distintas perspectivas teóricas o leitor encontra artigos com análises de textos políticos, textos literários, texto jurídico, formação de professores, análise de discursos das redes sociais, reflexões sobre a argumentação, trabalho com surdos, além da tradução do artigo de Marianne Doury (Université Paris Cité/Campus Saint Germain) e de Christian Plantin (Université Lyon 2) e uma entrevista com Joaquim Dolz, professor honorário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça. Esse importante conjunto de textos se constitui a partir da noção de linguagem/linguagens em diferentes interações discursivas, marcando o quanto o processo do discurso compreende as marcas linguísticas no processo da vida enunciativo-discursiva.

    O dossiê temático teve como editoras convidadas a Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro (USP, Brasil), a Profa. Dr. Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN, Brasil) e a Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi (PUC-SP, Brasil).

    Convidamos todos/as a acessar os artigos do dossiê, que está disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/view/13483

    Saiba mais sobre Novo número publicado - v. 37, n. 3 (2024)
  • Novo número publicado - v. 37, n. 2 (2024)

    10-06-2024

    A Revista Linha D'Água (USP, Brasil) acaba de publicar um novo número com o tema: "Linguística e letramento(s) em saúde: cruzando perspectivas".

    As contribuições científicas que constituem o dossiê temático Linguística e letramento(s) em saúde: cruzando perspectivas ilustram a riqueza de uma visão pluridisciplinar, conjugando, por um lado, abordagens teóricas e metodológicas das ciências da linguagem e, por outro lado, o foco em temáticas que sustentam o letramento em saúde, criando, assim, o fio condutor do dossiê. O conjunto de 12 contribuições e uma resenha tem o propósito comum de apresentar fundamentos, estratégias e resultados que promovem e ajudam a melhorar o letramento em saúde.

    O dossiê temático teve como editoras convidadas a Profa. Dra. Raquel Silva (CLUNL / VOH.CoLAB, Portugal) e a Profa. Dra. Sara Carvalho (CLLC / CLUNL, Portugal).

    Convidamos todos/as a acessar os artigos do dossiê, que está disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/view/13356

    Saiba mais sobre Novo número publicado - v. 37, n. 2 (2024)
  • Novo número publicado - v. 37, n. 1 (2024)

    15-03-2024

    A Revista Linha D'Água (USP, Brasil) acaba de publicar um novo número com o tema: "Diálogos Brasil-Portugal nos Estudos do Texto e do Discurso".

    Neste número, reúnem-se 13 artigos, que se debruçam sobre a relação entre linguagem, texto e discurso a partir de variados enfoques: Linguística Cognitiva, Linguística Textual, Análise do Discurso, Teoria da Argumentação e Teoria Dialógica.

    Os dois textos que abrem o número se lastreiam nos estudos de Metáforas Conceptuais, a partir do arcabouço da Linguística Cognitiva. O número segue com um conjunto de quatro textos que, em maior ou menor grau, ancoram-se nos estudos textuais, seja na perspectiva da Análise Textual do Discurso, seja na da Linguística Textual. Dois desses artigos se debruçam sobre práticas discursivas digitais, objeto que tem ganhado muita atenção na área. Isso fica visível em mais três outros artigos que compõem o número, uma vez que eles apresentam estudos sobre o digital a partir dos olhares da Retórica, da Análise Crítica do Discurso e da Teoria da Argumentação. A argumentação é o ponto de articulação entre o último texto do conjunto e o texto seguinte, que se debruça teoricamente sobre o conceito de argumento. Os três textos que encerram o número se lastreiam, em graus variados, na perspectiva dialógica da linguagem. O primeiro artigo desse conjunto estabelece a relação com o conjunto anterior ao focalizar uma das provas retóricas, o ethos.

    O dossiê foi organizado pelos editores da revista, Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (Editor-Chefe) e Gabriel Isola-Lanzoni (Editor Associado).

    Convidamos todos/as a acessar os artigos do dossiê, que está disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/issue/view/13259

    Saiba mais sobre Novo número publicado - v. 37, n. 1 (2024)
  • Dossiê temático 38/1: Diálogos da obra de Bakhtin e do Círculo com outras teorias e áreas do saber

    08-02-2024

    A obra de Mikhail Bakhtin e do Círculo foi produzida entre o final dos anos 1910 e 1975, data do falecimento de Mikhail Bakhtin. Esse período foi marcado por inovações epistemológicas nas áreas da filosofia, da teoria da literatura, da linguística, da educação etc. que se originaram, entre outros, de cruzamentos entre diferentes áreas do saber e teorias. A obra de Mikhail Bakhtin e do Círculo é um exemplo concreto de que enunciados, inclusive da esfera científica, se constituem, sobretudo, mas não somente, no diálogo com outros enunciados do mesmo campo. Essas intersecções serão objeto de reflexão deste número temático em dois eixos principais:

    1) A investigação das fontes teóricas bibliográficas advindas de diferentes teorias (marxismo, idealismo filosófico, idealismo linguístico de Humboldt, formalismo russo e da Europa Ocidental, fenomenologia, filosofia religiosa etc.). Os trabalhos desse eixo devem abordar como a percepção das fontes das ideias bakhtinianas são fundamentais para sua compreensão, ou seja, como o conhecimento dessas obras ilumina aspectos da teoria de Bakhtin e do Círculo. Em razão da complexidade das teorias envolvidas, espera-se que os autores proponham trabalhos aprofundados e detalhados sobre um autor, uma obra ou uma teoria fundamental na constituição do pensamento bakhtiniano;

    2) Considerando que, na contemporaneidade, a teoria bakhtiniana tem entrado em contato com diferentes áreas do saber e teorias, os trabalhos inscritos nesse eixo devem evidenciar as contribuições da obra de Mikhail Bakhtin e do Círculo para essas áreas e teorias. Destaca-se neste eixo o conceito contemporâneo de transdisciplinaridade, em que uma área do saber se constitui pelo deslocamento de conceitos advindos de diferentes áreas. Nesse âmbito, o objetivo aqui é abordar a forma da contribuição da teoria bakhtiniana em domínios assumidamente interdisciplinares e transdisciplinares, por exemplo, a educação e a linguística aplicada no Brasil.

     

    A Linha D’Água aceita trabalhos em português, inglês, francês ou espanhol. Esta revista está indexada em: Web of Science - Clarivate (ESCI), MLA, MIAR, Latindex, REDIB, Linguistic Bibliography, DOAJ, dentre outros.

     

    Prazo de submissão encerrado: 30 de junho de 2024.

    Previsão de publicação: abril de 2025.

     

    Para acessar as normas para submissão, clique em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

     

    Editora convidada:

    Sheila Vieira de Camargo Grillo
    Grupo de Pesquisa Diálogo (USP/CNPq)
    Universidade de São Paulo, Brasil

     

     

    Referências

    БАХТИН, М. М. [BAKHTIN, M. M.]  К философии поступка [Por uma filosofia do ato]. Собрание сочинений t. 1. Философская эстетика 1920х годов [Obras reunidas vol. 1. Estética filosófica dos anos 1920]. Org. S. G. Botcharóv, N. I. Nikoláev. Moscou: Издательство русские словари/Языки славянской культуры, 2003[192-]. p. 7-68, 351-492.

    БАХТИН, М. М. [BAKHTIN, M. M.]  К вопросам методологии эстетики. Проблема формы, содержания и материала в словесном художественном творчестве [Questões de metodologia estética. O problema da forma, do conteúdo e do material na criação artística verbal]. Собрание сочинений t. 1. Философская эстетика 1920х годов [Obras reunidas vol. 1. Estética filosófica dos anos 1920]. Org. S. G. Botcharóv, N. I. Nikoláev. Moscou: Издательство русские словари/Языки славянской культуры, 2003[192-]. p. 265-325, 707-878.

    BAKHTIN, M. Questões de Literatura e estética (A Teoria do Romance). 3. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 1993[1990]. p. 13-70.

    BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Tradução, notas e prefácio P. Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010 [1963].

    БАХТИН, M. M. [BAKHTIN, M. M.], М. М. Бахтин. Собрание сочинений. Т. 4(2). Творчество Франсуа Франсуа Рабле и народная культура Средневековья и Ренессанса (1965 г.). Рабле и Гоголь. Искусство слова и народная смеховая культура (1940, 1970 гг.). Комментарии и приложения. [M. M. BAKHTIN. Obras reunidas vol. 4(2). A criação  de François Rabelais e a cultura popular na Idade Média e no Renascimento (1965). Rabelais e Gógol. A arte da palavra e a cultura cômica popular (1940, 1970). Comentários e anexos]. Москва: Языки Славянских Культур, 2010.

    БАХТИН, М. М. [BAKHTIN, M. M.] М. М. Бахтин: собрание сочинений т. 3. Теория романа (1930-1961 гг.) [M. M. Bakhtin: obras reunidas vol. 3. A teoria do romance (1930-1961)]. Редакторы тома С. Г. Бочаров и В . В. Кожинов. Москва: Языки Славянских культур, 2012a.

    БАХТИН, М. М. [BAKHTIN, M. M.] Из предыстории романного слова [Sobre a pré-histórica do discurso/palavra romanesco/a]. In: БАХТИН, М. М. [BAKHTIN, M. M.]  М. М. Бахтин: собрание сочинений т. 3. Теория романа (1930-1961 гг.) [M. M. Bakhtin: obras reunidas vol. 3. A teoria do romance (1930-1961)].  Редакторы тома С. Г. Бочаров и В . В. Кожинов. Москва: Языки Славянских культур, 2012b. p. 513-553.

    BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, pref., notas e glossário P. Bezerra; org. da ed. russa Serguei Botcharov e V. Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015.

    BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Org., tradução, posfácio e notas P. Bezerra. São Paulo : Editora 34, 2017[1970-71]. p. 21-56.

    BAKHTIN, M. Teoria do romance III: o romance como gênero literário. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2019.

    BAKHTIN, M. Problemas da obra de Dostoiévski. Tradução, notas e glossário S. Grillo e E. V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2022[1929].

    GRILLO, S.; AMÉRICO, E. V. Registros de Valentin Volóchinov nos arquivos do ILIAZV. In: VOLÓCHINOV, V. (CÍRCULO DE BAKHTIN). A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Org., tradução, ensaio introdutório e notas S. Grillo e E. V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2019. p. 7-56.

    GRILLO, S. V. C.. Mikhail Bakhtin: pensador do riso, da crise e da mudança na teoria dos gêneros do discurso. Revista de Estudos da Linguagem, v. 30, p. 1185-1205, 2022.

    MEDVIÉDEV, P. O método formal nos estudos literários. Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução e notas E. V. Américo e S. Grillo. São Paulo: Contexto, 2012[1928].

    SCHLEIERMACHER, F. D. E. Herméneutique. Pour une logique du discours individuel. Tradução C. Berner. Alençon (Orne) : CERF/PUL, 1987[1809-1810].

    VOLÓCHINOV, V. (CÍRCULO DE BAKHTIN). A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Org., tradução, ensaio introdutório e notas S. Grillo e E. V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2019[1926]. p. 109-146.

    VOLOCHINOV, V. N. (CÍRCULO DE BAKHTIN). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário S Grillo e E. V. Américo. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2021[1929].

    Saiba mais sobre Dossiê temático 38/1: Diálogos da obra de Bakhtin e do Círculo com outras teorias e áreas do saber
  • Novo número publicado - v. 36, n. 3

    28-12-2023

    A Revista Linha D'Água (USP, Brasil) acaba de publicar um novo número com o tema: "Ensino de Argumentação".

    Neste dossiê, o leitor encontrará estudos que discutem o ensino da argumentação em variadas perspectivas e em distintos componentes curriculares da educação básica e superior, os quais oferecem reflexões teóricas, procedimentos analíticos aptos à didatização e propostas de ensino de argumentação que podem servir de subsídio para docentes e pesquisadores que atuam em qualquer nível de ensino.

    O número reúne um conjunto de dezenove artigos e duas resenhas, divididos em três eixos: (i) textos que discutem a formação docente para o ensino da argumentação; (ii) textos que analisam a multiplicidade de possibilidades da materialização do ensino de argumentação; e (iii) textos com contribuições advindas das ciências exatas, em especial, da Matemática, mas também da Física.

    O dossiê temático teve como editores convidados o Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC) e a Profa. Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS).

    Convidamos todos/as a acessar os artigos do dossiê, que está disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/view/13161

    Saiba mais sobre Novo número publicado - v. 36, n. 3
  • Dossiê temático 37/4: Chiffons de papier e a ressurgência do epistolar: metamorfoses, dinâmicas e confluências

    21-11-2023

    Em um mundo cada vez mais digitalizado, as cartas manuscritas, outrora veículos primordiais de comunicação, agora enfrentam a iminência da extinção. O hábito secular de transpor para a folha em branco diálogos in absentia, durante milênios uma prática comum, tornou-se raro. O advento da era digital mudou as nossas práticas de interação escrita no quotidiano, e, desde as mensagens de correio eletrônico aos diferentes aplicativos para diálogos curtos, fragmentários, assiste-se ao ressurgimento do modus epistolaris e desses textos polimórficos, nômadas e paradoxais.

    Neste contexto de transformação, o presente número da revista Linha D’Água tem precisamente como objetivo analisar, numa perspetiva multidisciplinar e interdisciplinar, a contemporaneidade do epistolar e examinar as metamorfoses desencadeadas pela ascensão das formas digitais de comunicação.

    Serão bem-vindas as reflexões sobre o desenvolvimento das humanidades digitais que apresentam desafios significativos para o estudo e a análise do discurso epistolar, na medida em que as potencialidades da tecnologia digital proporcionam acesso e exploração de múltiplas dimensões outrora difíceis de circunscrever e sistematizar, abrangendo os níveis filológico, linguístico, histórico e sociocultural.

    Além disso, este dossiê temático incentiva investigações sobre diversas facetas do epistolar que despertam grande interesse: desde logo, o questionamento da carta como texto fragmentário, autobiográfico e documento histórico e sociológico de elevado valor. Paralelamente, o uso do recurso epistolar na literatura, incluindo o estudo dos romances epistolares e cartas panfletárias, assim como sua presença no cinema, são abordagens complementares desejáveis, alinhando-se com a dinâmica interdisciplinar que orienta este número.

     

    A Linha D’Água aceita trabalhos em português, inglês, francês ou espanhol. Esta revista está indexada em: Web of Science - Clarivate (ESCI), MLA, MIAR, Latindex, REDIB, Linguistic Bibliography, DOAJ, dentre outros.

     

    Prazo de submissão ENCERRADO: 31 de maio de 2024.

    Previsão de publicação: dezembro de 2024.

     

    Para acessar as normas para submissão, clique em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

     

    Editoras convidadas:

    Isabel Roboredo Seara
    irseara@gmail.com
    Universidade Aberta (UAb), Portugal
    Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL/NOVA), Portugal.

    Renata Ferreira Costa
    renatacosta@academico.ufs.br
    Universidade Federal do Sergipe (UFS), Brasil.

     

    Saiba mais sobre Dossiê temático 37/4: Chiffons de papier e a ressurgência do epistolar: metamorfoses, dinâmicas e confluências
  • Novo número publicado - v. 36, n. 2

    13-08-2023

    A Revista Linha D'Água (USP, Brasil) acaba de publicar um novo número com o tema: "Estudos em Gramática, Texto e Discurso".

    O número congrega um conjunto de artigos que, ora partem de fenômenos linguísticos locais para melhor compreender os textos/discursos, ora viabilizam, a partir de configurações textuais/discursivas, uma melhor compreensão do funcionamento da língua sob diferentes pontos de vista – pragmático, semântico e morfossintático.

    O conjunto de textos visa, mais do que a descrição e análise exaustiva de fenômenos gramaticais, textuais e discursivos, evidenciar relações e interações que se estabelecem de forma complexa entre os vários níveis, que, metodologicamente distintos, compõem o dinamismo inerente ao funcionamento, usos e empregos linguísticos.

    O dossiê temático foi organizado por seis professoras e pesquisadoras de distintas universidades portuguesas.

    Convidamos todos/as a acessar os artigos do dossiê, que está disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/view/12959

    Saiba mais sobre Novo número publicado - v. 36, n. 2
  • Dossiê Temático 37/3: Linguagem/linguagens em estudos textuais, enunciativos e discursivos

    31-07-2023

    Este número da revista tem o objetivo de reunir artigos que abordem o tema da linguagem/linguagens nos estudos textuais, enunciativos e discursivos no âmbito das esferas política, jurídica, religiosa, educacional, científica, acadêmica, midiática, artístico-literária e digital. Esperam-se contribuições que investiguem diferentes materialidades linguístico-discursivas (escrita, falada, verbo-visual, digital, entre outras).

    São desejados textos que busquem contextualizar os dados investigados, de modo a estabelecer relações entre o texto e o discurso – e/ou entre eles e o ensino –, explicitando a posição dos locutores/enunciadores/atores/sujeitos, considerando as distintas perspectivas teóricas.

    Dessa forma, este número temático dedicado ao tema linguagem/linguagens nos vários campos sociais está aberto a contribuições de pesquisadores que, indistintamente da área de atuação, possam oferecer reflexões teóricas e procedimentos analíticos para os estudos textuais, enunciativos e discursivos.

     

    A Linha D’Água aceita trabalhos em português, inglês, francês ou espanhol. Esta revista está indexada em: Web of Science - Clarivate (ESCI), MLA, MIAR, Latindex, REDIB, Linguistic Bibliography, DOAJ, dentre outros.

     

    Prazo de submissão encerrado em 06 de fevereiro de 2024.

    Previsão de publicação: setembro de 2024.

     

    Para acessar as normas para submissão, clique em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

     

    Editoras convidadas:

    Maria das Graças Soares Rodrigues
    gracasrodrigues@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil.

    Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro
    maricamp@usp.br
    Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

    Sueli Cristina Marquesi
    maricamp@usp.br
    Pontifícia Universidade Católica São Paulo (PUC-SP), Brasil.

    Saiba mais sobre Dossiê Temático 37/3: Linguagem/linguagens em estudos textuais, enunciativos e discursivos
  • Novo número publicado - v. 36, n. 1

    23-05-2023

    Em abr. 2023, foi lançado o novo número da Revista Linha D'Água, cujo tema foi: Toponímia, seus caminhos: Tradição e inovação no estudo dos nomes de lugares.

    A edição foi organizada pela Profa. Dra. Patricia Carvalhinhos (USP) e pela Profa. Ma. Adiana Tavares Lima (USP).

    Este dossiê temático sobre Toponímia e seus rumos tomou como diretriz as palavras-mote tradição e inovação. A chamada captou contribuições que ilustram esses direcionamentos e são provenientes de pesquisadores de diferentes partes do Brasil e de outros países, permitindo-nos associar os nove artigos aprovados em três grupos distintos. Além disso, o número conta com duas entrevistas; a primeira, de um professor português e, a segunda, de uma professora italiana.

    O número pode ser acessado pela aba "ATUAL" ou clicando aqui.

    Saiba mais sobre Novo número publicado - v. 36, n. 1
  • Dossiê Temático 37/1: Encontro JADIS IX & CIED IV

    13-03-2023

    A presente chamada para publicação destina-se aos participantes do Encontro JADIS IX - CIED IV, que teve lugar nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2022, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sob o mote: “Passado, Presente e Futuro: discutindo a relevância dos Estudos do discurso”.

    A chamada é lançada simultaneamente nas Revistas Linha D’Água e REDIS, que organizarão um número temático cada, destinado à publicação de trabalhos deste Evento Científico, devendo os participantes submeter a sua proposta a uma das duas revistas. O objetivo é que os dois números absorvam a totalidade dos trabalhos enviados e selecionados através do sistema de peer review.

    Este número temático reunirá, assim, artigos resultantes das comunicações, palestras e workshops apresentados no Encontro, devendo os mesmos estar de acordo com as “Normas de submissão” das revistas (Linha D’Água normas para submissão ; REDIS instruções para autores).

    O tema do evento partiu do reconhecimento do caráter multifacetado e disperso das correntes de análise e escolas conviventes na área, lançando o desafio para uma reflexão integrada sobre o objeto discurso e a sua relevância científica e social. Cada proposta apresentada no Encontro contribuiu para demonstrar a dita relevância e para favorecer o diálogo entre as propostas teórico-metodológicas, realçando o que as mesmas têm em comum.

     

    Prazo de submissão PRORROGADO: 15 de julho de 2023.

    Previsão de publicação: abril de 2024.

     

    Editores do número especial

    Paulo Roberto Gonçalves-Segundo
    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Brasil)

    Alexandra Guedes Pinto
    Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)

    Zilda Aquino
    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Brasil)

    Gabriel Isola-Lanzoni
    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Brasil)

    Vanessa Anachoreta
    Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)

    Saiba mais sobre Dossiê Temático 37/1: Encontro JADIS IX & CIED IV
  • Dossiê Temático 37/2: Linguística e letramento(s) em saúde: cruzando perspectivas

    11-02-2023

    A presente chamada tem como foco o letramento em saúde, também designado em português europeu por literacia em saúde. Este conceito refere-se à motivação e conjunto das capacidades que cada indivíduo possui, ou deveria possuir, para aceder, compreender, avaliar e utilizar a informação sobre saúde. O letramento em saúde é, assim, atualmente reconhecido como um eixo determinante da saúde pública.

    Para além da importância como porta de acesso ao direito à educação em saúde, o letramento em saúde também contribui para a melhoria da vida dos indivíduos, através da expansão das suas capacidades cognitivas e mudanças comportamentais.

    Porém, e apesar de o acesso à informação sobre saúde ser hoje relativamente fácil, vários questionários internacionais de avaliação do letramento em saúde concluem que uma vasta maioria dos indivíduos sente dificuldade em compreender a informação. Entender o discurso de um profissional de saúde, assimilar as indicações acerca da toma de medicamentos, compreender os resultados de exames de diagnóstico ou, ainda, ler e preencher um consentimento informado antes de um ato médico são alguns exemplos dos desafios apresentados na literatura relativa a este tema.

    Estudos internacionais mostram que há forte correlação entre a educação, o nível de letramento e o estado de saúde, indicando que existe, de facto, uma ligação entre o letramento dos indivíduos e a respetiva capacidade em compreender, argumentar, questionar ou simplesmente atuar em relação à sua saúde.

    Por outro lado, o letramento em saúde é considerado um fator essencial da ação para a cidadania, por via da capacitação, da tomada de decisão informada e do estímulo para a autonomia na prevenção e gestão da própria saúde. Em suma, tem por base a noção de engagement (envolvimento ativo) do cidadão, visando a obtenção de impactos benéficos para a sociedade, tais como promover a equidade no acesso aos cuidados de saúde e contribuir para a sustentabilidade dos mesmos.

    Neste âmbito, o contributo das ciências da linguagem enquanto pilares na construção de um letramento em saúde cada vez mais eficaz, eficiente e, sobretudo, humanizado, assume-se como primordial.

    Tendo em conta o enquadramento supra, pensamos ser de grande relevância dedicar um número especial à temática do letramento em saúde, pondo em evidência as suas diversas perspectivas e formas, daí que tenhamos escolhido falar em letramento(s) em saúde.

    Com vista à partilha de conhecimentos e estímulo à reflexão, incentivamos o envio de artigos originais. Apelamos ao contributo dos especialistas, investigadores e estudantes cujos estudos ou resultados de trabalhos académicos estejam relacionados com a temática. Contamos, em especial, com estudos inter- ou multidisciplinares, nos quais seja dado relevo ao contributo das ciências da linguagem, da comunicação para a promoção do(s) letramento(s) em saúde.

    Os artigos poderão ser de cariz teórico, metodológico ou orientados para a apresentação de resultados, desde que a perspectiva geral esteja centrada no cidadão/paciente, podendo abarcar quer formatos mais tradicionais, quer outros mais orientados para a literacia digital em saúde.

    Os enfoques poderão ser diversos, tais como:

    • a análise linguística dos diversos usos da língua, através de estudos lexicais, semânticos e morfossintáticos;
    • a descrição de fenómenos gramaticais, discursivos e textuais, com vista à análise argumentativa e/ou descritiva;
    • a análise da fraseologia de especialidade, recorrente na área da saúde;
    • o recurso à vulgarização do discurso para efeitos de eficácia na comunicação;
    • o exercício de vulgarização da terminologia, mantendo a precisão e a adequação ao propósito da comunicação;
    • a aplicação de técnicas de simplificação e clareza da língua (plain language);
    • a mediação dos discursos entre profissionais/pacientes e pacientes especialistas/pacientes
    • a criação de recursos terminológicos e glossários com explicações ou definições simples e claras;
    • o recurso a diferentes formas de organização do conhecimento para ajudar à compreensão de conceitos ligados à saúde;
    • a concepção de materiais informativos para o letramento em saúde, dirigidos aos diversos perfis dos utilizadores e com base na avaliação das suas necessidades;
    • a criação de conteúdos para storytelling, ou para podcast como formatos alternativos de veicular informação em saúde;
    • o recurso às técnicas da medicina narrativa, como prática ancorada na atenção à linguagem e às histórias, com base nas experiências vividas e relatadas pelos pacientes;
    • a aplicação de instrumentos de avaliação do letramento em saúde para observar aspetos de compreensão ou percepção da informação em saúde.

     

    A Linha D’Água aceita trabalhos em português, inglês, francês ou espanhol. Esta revista está indexada em: Web of Science - Clarivate (ESCI), MLA, MIAR, Latindex, REDIB, Linguistic Bibliography, DOAJ, dentre outros.

     

    Prazo de submissão encerrado em 31 de outubro de 2023.

    Previsão de publicação: junho de 2024.

     

    Para acessar as normas para submissão, clique em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

     

    Editoras convidadas:

    Raquel Silva
    raq.silva@fcsh.unl.pt / raquel.silva@vohcolab.org 
    NOVA CLUNL – Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa / Portugal.
    VOH.CoLAB – Laboratório Colaborativo Value For Health CoLAB / Portugal.

    Sara Carvalho
    sara.carvalho@ua.pt 
    NOVA CLUNL – Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa / Portugal.
    CLLC - Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro / Portugal.

    Saiba mais sobre Dossiê Temático 37/2: Linguística e letramento(s) em saúde: cruzando perspectivas
  • Novo número publicado - v. 35, n. 3 (2022)

    05-12-2022

    Em dez. 2022, foi lançado o novo número da Revista Linha D'Água, cujo tema foi: Estudos comparativistas – Literatura comparada & estudos interartes.

    A edição foi organizada pelo Prof. Me. Yuri Andrei Batista Santos (UParis, França/Diálogo-USP), pela Profa. Dra. Daniela Nienkötter Sardá (Diálogo-USP) e pelo Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho (IFBA/UESC/Diálogo-USP).

    O número contou com contribuições de pesquisadoras e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Na seção artigos, foram dez os textos aprovados, além da tradução de um artigo recentemente publicado na revista L’Annuaire théâtrale (atual Percées – Explorations en arts vivants). O número conta, além disso, com uma entrevista com uma pesquisadora e escritora brasileira da área da literatura, e com a resenha de uma obra publicada este ano pela editora Pontes, intitulada “Tradução, comparatismo e estudos interartes”.

    O número pode ser acessado pela aba "ATUAL" ou clicando aqui.

    Saiba mais sobre Novo número publicado - v. 35, n. 3 (2022)
  • Dossiê Temático 36/3: Ensino de Argumentação

    05-10-2022

    A argumentação apresenta-se nesta chamada como central para reunir artigos e ensaios acadêmicos que ressaltem como esse objeto de conhecimento tem sido abordado por aqueles que se preocupam com as práticas de ensino realizadas na educação básica e no ensino superior, principalmente no Brasil, mas também em muitos países do chamado Ocidente.

    São esperados estudos que discutam o ensino da argumentação em variadas perspectivas, a fim de que seja possível conhecer distintos modos para desenvolver capacidades e/ou competências argumentativas nos diferentes níveis educacionais, em alinhamento com as práticas sociais de linguagem e as diferentes modalidades de interação argumentativa.

    As práticas sociais multiletradas, as demandas educacionais e os sistemas educativos já vêm dando sinais de que as práticas pedagógicas precisam ultrapassar o modelo tradicional de ensino de redação do texto dissertativo e dos ensaios acadêmicos; por isso, há a expectativa de que os trabalhos submetidos possam explorar propostas que estejam associadas às demandas contemporâneas de usos da linguagem.

    Por essas razões, este número temático dedicado ao ensino da argumentação está aberto a contribuições de estudiosas e estudiosos que, indistintamente da área de atuação, possam oferecer reflexões teóricas, procedimentos analíticos aptos à didatização e propostas de ensino de argumentação que sirvam de subsídio para docentes que atuam em qualquer nível de ensino.

    Assim, pretende-se, com este número temático, reunir em um mesmo espaço discussões importantes que inovem o escopo teórico, metodológico, analítico e didático a respeito do ensino da argumentação no Brasil e em outros países.

    A Linha D’Água aceita trabalhos em português, inglês, francês ou espanhol.

    Prazo de submissão PRORROGADO: 30 de abril de 2023.

    Previsão de publicação: dezembro de 2023.

    Para acessar as normas para submissão, clique em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

     

    Editores convidados/as:

    Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC)

    Profa. Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS)

    Saiba mais sobre Dossiê Temático 36/3: Ensino de Argumentação
  • Novo número publicado - v. 35, n. 2 (2022)

    01-09-2022

    Em ago. 2022, foi lançado o novo número da Revista Linha D'Água, cujo tema foi: A análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas em ciências da linguagem.

    A edição foi organizada pela Profa. Dra. Daniela Nienkötter Sardá (Diálogo-USP), pelo Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho (IFBA/UESC/Diálogo-USP) e pelo Prof. Me. Yuri Andrei Batista Santos (UParis, França/Diálogo-USP).

    O número contou com contribuições de pesquisadoras e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Na seção artigos, foram nove os textos aprovados, além da tradução de um artigo recente publicado na revista francesa Langage & Société. O número conta, além disso, com duas entrevistas — uma nacional e outra internacional — e com a resenha de uma obra recentemente publicada no exterior sobre análise de discursos e comparação.

    O número pode ser acessado pela aba "ATUAL" ou clicando aqui.

    Saiba mais sobre Novo número publicado - v. 35, n. 2 (2022)
  • Dossiê Temático 36/2: Estudos em Gramática, Texto e Discurso

    22-05-2022

    A presente chamada para publicação destina-se aos participantes na 7ª GRATO – Conferência Internacional em Gramática & Texto, que teve lugar, em linha, nos dias 18 a 21 de novembro de 2021, organizada pelo grupo de investigação Gramática & Texto (G&T) do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL).

    Este número da revista Linha D’Água reunirá artigos que contribuam para o aprofundamento das relações entre gramática e texto/discurso enquanto espaço de convergências e de interações. O trabalho de investigação neles apresentado e discutido pode situar-se em diferentes quadros teórico-metodológicos, podendo igualmente privilegiar o tratamento de tópicos de diferentes domínios do funcionamento e atividade linguística: da morfologia, da semântica, da teoria do texto e da análise do discurso, inclusive a partir de perspetivas sincrónicas e diacrónicas.

    A revista está indexada no Emerging Sources Citation Index (Web of Science), Latindex, DOAJ, REDIB, MLA, Linguistic Bibliography, EZB, Diadorim, Google Scholar e no Portal de Periódicos da CAPES. Os artigos aceitos e publicados online têm o número DOI.

    Os artigos submetidos devem estar de acordo com as “Normas de submissão” da revista Linha D’Água: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

    O prazo para entrega dos originais deste número foi prorrogado até 30 de novembro de 2022.

    Previsão de publicação: agosto de 2023.

     

    Organizadoras:

    Helena Topa Valentim (NOVA FCSH / CLUNL)

    Matilde Gonçalves (NOVA FCSH / CLUNL)

    Teresa Oliveira (IP Portalegre – ESECS / CLUNL)

    Isabelle Simões Marques (Universidade Aberta / CLUNL)

    Carla Teixeira (IP Lisboa -ESE / CLUNL)

    Rute Rosa (CLUNL)

    Saiba mais sobre Dossiê Temático 36/2: Estudos em Gramática, Texto e Discurso
  • Atualização da plataforma de publicação de Linha d'Água

    10-01-2019

    No início de agosto de 2018, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo /SIBi atualizou a plataforma de publicações de periódicos da Universidade, Open Journal Systems/ OJS. A mudança tem  como objetivo  oferecer a autores, avaliadores, editores um ambiente mais interativo tornando o processo editorial mais rápido  no envio dos textos até sua publicação.

    O processo de submissão dos artigos sofreu alterações.Os autores na revista,  ao acessarem o site da Linha d'Água para submeter o artigo,  são  direcionados a uma área interna da plataforma, onde estão disponíveis todos os formulários e instruções de submissão, e por onde o envio de arquivos será realizado. Toda a comunicação com os editores, da submissão à publicação, pode agora ser realizada nessa dessa área interna da plataforma com grande agilidade.

    Caso  alguém se  depare com  algum problema no funcionamento no espaço digital, estamos às ordens e para isso basta entrar em contato conosco no email

    ldagua@usp.br

    Saiba mais sobre Atualização da plataforma de publicação de Linha d'Água