Um olhar humanístico sobre a educação superior brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i21p21-31Resumo
O texto discute as relações entre o trabalho e a educação no ensinosuperior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadoresde hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior noturno procurandomostrar suas reais condições frente às conseqüências da globalização, suasdificuldades e seus caminhos na trajetória entre trabalho e estudo. Mostra que ascausas podem ser encontradas no predomínio da formação técnica em detrimentode uma formação humanística de caráter global. Através de pesquisa bibliográficaestudam-se as contradições existentes na sociedade vendo que a educação precisaser um direito e não uma mercadoria. Aponta ainda a necessidade de um trabalhodidático-pedagógico voltado não só para a dimensão técnica, mas igualmente paraas relações sociais com ênfase no professor universitário com consciência políticae crítica. Conclui sobre a necessidade de compreender as transformações sociais,procurando na educação uma forma de construção do saber universitário comespaço para a articulação da qualidade com a quantidade, evitando a indesejáveldicotomia entre ambos os aspectos.Downloads
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