Materialidades discursivas no ensino de língua portuguesa: a pesquisa com novas linguagens
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i2p203-226Palavras-chave:
Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas, texto misto, imagem, semiologia.Resumo
Este artigo tem por principal objetivo apresentar um percurso de pesquisa cujo objeto de estudo é o texto misto em materiais didáticos e avaliativos no Brasil. Os estudos vêm sendo desenvolvidos por dois pesquisadores, na pós-graduação stricto sensu desde 2009, que têm procurado responder a algumas questões envolvendo novas linguagens no ensino de língua portuguesa. Entre as principais questões, fazemos saber aquela que, de certo modo, regem as demais: como os textos constituídos por mais de uma linguagem têm sido abordados nos estudos linguísticos e em materiais de ensino ao longo dos anos no Brasil? O corpus é constituído por livros didáticos, documentos oficiais para a área de LCT (BRASIL, 1994) e provas de sistemas nacionais de avaliação (ENEM/ENADE). A base teórica desses estudos está fundamentada na Análise do Discurso Francesa e em trabalhos de Michel Foucault para a noção de discurso. Nesse sentido, destacamos noções como enunciado, discurso, arquivo, semiologia e materialidades discursivas através dos quais procedemos com as análises. Os estudos apontam para a necessidade de haver um trabalho epistemológico mais elaborado do ponto de vista teórico e metodológico para a leitura de textos imagéticos em contexto escolar a fim de permitir aos alunos a leitura destas linguagens num viés discursivo, evitando uma leitura empirista, ilustrativa ou representacional.
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