Observações acerca de interação, gênero textual e plano de texto em cartas pessoais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p203-220Palavras-chave:
interação, gênero textual, plano de texto, cartas pessoais.Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre interação, gênero textual e plano de texto em cartas pessoais, a partir de perspectivas textuais e interacionais. Tem-se como referências as noções de interação verbal, gênero textual e plano de texto, objetivando-se descrever, analisar e interpretar evidências linguísticas e textuais em cartas pessoais. Elegeu-se como corpus de investigação uma carta escrita por Luis da Câmara Cascudo, endereçada a Mário de Andrade, selecionada de um conjunto de correspondências reunidas em um volume sob o título Câmara Cascudo e Mário de Andrade, Cartas, 1924-1944. Seguiu-se uma abordagem qualitativa de investigação, centrando a atenção nas práticas sociais usadas por interactantes, a fim de cumprir objetivos específicos por meio de cartas. Assim, refletiu-se sobre esse objeto como uma forma de sociabilidade e envolvimento entre as pessoas, que selecionam um gênero na interação e constroem textos por meio de planos de fixos e ocasionais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.