Representações do agir publicitário: descrição linguístico textual das instâncias agentivas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240Palavras-chave:
interacionaismo sociodiscursivo, gêneros textuais, instâncias agentivas, níveis de atorialidade.Resumo
Este estudo, baseado na perspectiva teórica do Interacionismo Socio-discursivo, centra-se no estudo do papel de algumas instâncias agentivas no gênero textual anúncio publicitário. Primeiramente, objetiva mostrar que o papel destes agentes é diferente conforme o tipo de agir e a prática social em que estes se inserem, podendo vir a ser materializados distintamente neste gênero textual. Em segundo lugar, visa a mostrar que, de acordo com a atividade a que este gênero se interliga, pode-se imaginar a existência de diferentes níveis de atorialidade. Este artigo baseia-se na análise de alguns exemplares do gênero textual anúncio publicitário que circularam em Portugal de 2007 a 2011. Uns exemplos provêm da atividade de benemerência, enquanto que os outros são originários da atividade de produção e comercialização de vinhos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.