Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p173-191Palavras-chave:
industrias culturales, consumo cultural, crítica, teoría, método.Resumo
Ainda que as categorias «indústrias culturais» e «consumo cultural» sejam úteis em valiosas publicações, não estão isentas de problemas. Este texto mostra como seu uso obstrui algumas possibilidades de pesquisa e como deixar de usá-las abre novas possibilidades. Destacar o atributo «cultural» de algumas indústrias e consumos, em particular, esconde a relevância cultural de todas as outras indústrias e consumos, o que atrapalha o estudo destas outras indústrias e consumos a partir de perspectivas culturais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2008-04-15
Edição
Seção
Em Pauta/Agenda
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Mato, D. (2008). Todas as indústrias são culturais: crítica à idéia de «indústrias culturais» e novas possibilidades de pesquisa. MATRIZes, 1(2), 173-191. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p173-191