Ocupar, mediar e ressignificar a imagem da cidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i44p28-42Palavras-chave:
Imagem mobile. Cidade participativa. Instagram. Paisagem urbana.Resumo
A inauguração da ciclovia Av. Paulista e o fechamento das pistas de veículos, aos domingos, para uso exclusivo do pedestre transformaram a avenida ícone da cidade em mais um espaço ressignificado pelo seu uso temporário. A partir desse exemplo de acontecimento coletivo, relacionaremos a experiência do pedestre ou ciclista e a produção de imagens da paisagem urbana feita com dispositivos móveis, as câmeras de celular. O enfoque principal será verificar como se dá a apreensão estética das coisas urbanas, por meio da produção, mediação e veiculação de imagens nas redes sociais – especificamente no Instagram – e em que medida a superprodução de imagens, motivadas a partir de um evento, e a estetização do cotidiano possibilitam a produção de novas poéticas e novos vínculos com a cidade.
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