Rituaes e festas Bororo: a construção da imagem do índio como "selvagem" na Comissão Rondon

Autores

  • Fernando de Tacca Unicamp; Instituto de Artes; Departamento de Multimeios

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-77012002000100006

Palavras-chave:

fotografia, filme etnográfico, antropologia, Bororo, Luiz Thomaz Reis

Resumo

O artigo faz uma análise do filme Rituaes e festas Bororo, realizado em 1917 pelo Major Luiz Thomaz Reis nas suas primeiras filmagens como responsável pela Seção de Cinematografia e Fotografia da Comissão Rondon. A análise centra-se na narrativa cinematográfica e sua contraposição com fotogramas publicados no volume I da série Índios do Brasil, assinada por Cândido Mariano da Silva Rondon e publicada em 1946. Para o autor do artigo, o filme faz parte de um conjunto maior de imagens da Comissão Rondon e traduz um momento sígnico indicial da construção da imagem do índio como "selvagem" ou de uma cultura que mantém suas práticas tradicionais. A película é considerada atualmente como um marco na história do filme etnográfico.

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Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tacca, F. de. (2002). Rituaes e festas Bororo: a construção da imagem do índio como "selvagem" na Comissão Rondon . Revista De Antropologia, 45(1), 187-219. https://doi.org/10.1590/S0034-77012002000100006