Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, inovação, responsabilidade socioambiental.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.Downloads
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Publicado
2009-02-27
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Inovação no comportamento do consumidor recompensa às empresas sócio ambientalmente responsáveis. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 73-91. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79111