Ciberarqueologia e Aprendizagem: Os Aplicativos Digitais do LARP no Diálogo Entre Universidade e Ensino Básico

Autores

  • Maria Isabel D’Agostino Fleming Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
  • Alessandro Mortaio Gregori Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia. Laboratório de Arqueologia Romana Provincial

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17i0p69-81

Palavras-chave:

Ciberarqueologia. Aplicativos digitais. Educação.

Resumo

O artigo discute as ações do LARP (Laboratório de Arqueologia Romana Provincial do Museu de Arqueologia e Etnologia / USP) relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos digitais educativos. A Ciberarqueologia, como metodologia do trabalho arqueológico, constrói ambientes interativos digitais com o uso de Realidade Virtual, abrindo espaço para a reflexão sobre questões de ensino-aprendizagem. A aplicação dos recursos digitais do LARP em escolas de ensino básico e a realização de workshops com profissionais de educação aproximam o ambiente de pesquisa universitário das salas de aulas, o que revela uma profícua divulgação dos saberes acadêmicos, ao mesmo tempo em que convida a comunidade escolar a colaborar na construção do conhecimento sobre a antiguidade romana.

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Biografia do Autor

  • Maria Isabel D’Agostino Fleming, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
    mestre e doutora em Arqueologia pela USP, Professora Sênior do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial – LARP-MAE/USP.
  • Alessandro Mortaio Gregori, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia. Laboratório de Arqueologia Romana Provincial
    mestre em Arqueologia pela USP, doutorando em Educação pela USP, pesquisador do LARP-MAE/USP

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Publicado

2017-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ciberarqueologia e Aprendizagem: Os Aplicativos Digitais do LARP no Diálogo Entre Universidade e Ensino Básico. (2017). Revista De Cultura E Extensão USP, 17, 69-81. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17i0p69-81