A arte de compor canções

Autores

  • Luiz Tatit Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Linguística

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i111p11-20

Palavras-chave:

melodia e letra, música e fala, composição de canções, linguagem, sentido

Resumo

Na falta de informações técnicas sobre o modo de compor dos cancionistas, este artigo recorre a depoimentos de compositores que revelam, a partir de estratégias criativas bastante particulares, uma forte consciência da linguagem em que atuam. De fato, a prática de unir melodia e letra difere de maneira substancial das experiências musical e literária, quando consideradas isoladamente. Isso porque o encontro dos dois componentes gera melodias prosódicas (e não apenas musicais) que respondem, em boa parte, pela capacidade de persuasão da linguagem. Além disso, outras formas de compatibilidade entre melodia e letra (como a tematização e a passionalização) sustentam o sentido da canção, o que dispensa muitas vezes a necessidade de coerência verbal de suas letras.

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Biografia do Autor

  • Luiz Tatit, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Linguística

    é professor titular do Departamento de Linguística da FFLCH-USP

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Dossiê música popular brasileira na usp

Como Citar

TATIT, Luiz. A arte de compor canções. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 111, p. 11–20, 2016. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i111p11-20. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/127594.. Acesso em: 21 dez. 2024.