Lanterna de luz mórbida - Érico Veríssimo e os problemas raciais nos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i112p29-38Palavras-chave:
Érico Veríssimo, narrativas de viagem, relações culturais Brasil-Estados Unidos, questões raciaisResumo
A partir da década de 1940, por meio de narrativas de viagem, entrevistas e palestras, Érico Veríssimo tornou-se um dos mais importantes intérpretes dos Estados Unidos para os brasileiros. Em O Senhor Embaixador e O Prisioneiro, Veríssimo chega a incorporar à ficção questões centrais da realidade norteamericana, como o “problema negro”. Neste artigo, analiso como as tensões raciais nos Estados Unidos foram tratadas por Veríssimo, especialmente em seus dois livros de viagem aos Estados Unidos, Gato Preto em Campo de Neve e A Volta do Gato Preto. A ideia central é de que, ao longo dos anos, Veríssimo refina sua compreensão da sociedade norteamericana, propondo uma visão mais complexa e menos otimista sobre os embates raciais que a assolam.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |