Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor

Autores

  • Selma Garrido Pimenta

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551996000200004

Palavras-chave:

Formação inicial e contínua, Professor reflexivo, Identidade, Saberes da docência

Resumo

O texto apresenta uma sistematização dos fundamentos teórico-metodológicos decorrentes do desenvolvimento da etapa inicial da pesquisa A Didática na Licenciatura - um estudo dos efeitos de um programa de curso na prática docente dos alunos egressos da Licenciatura da FEUSP. Insere-se no movimento de pesquisas que têm se voltado à análise das práticas docentes como caminho para repensar a formação inicial e contínua de professores. Em relação à formação inicial, os cursos de formação têm demonstrado que, ao desenvolverem um currículo formal com conteúdos e atividades de estágio distanciados da realidade das escolas, pouco tem contribuído para gestar uma nova identidade do profissional docente. No que se refere à formação contínua, a prática mais freqüente tem sido a de realizar cursos de suplência e/ou atualização dos conteúdos de ensino. Esses programas têm se mostrado pouco eficientes para alterar a prática docente, e, conseqüentemente, as situações de fracasso escolar, por não tomarem a prática docente e pedagógica escolar nos seus contextos. É nesse contexto que as pesquisas sobre a prática estão anunciando novos caminhos para a formação docente. Um deles refere-se discussão sobre a identidade profissional do professor, tendo como suporte teórico-metodológico a questão dos saberes que constituem a docência e o desenvolvimento dos processos de reflexão docente sobre a prática. É esse caminho que estamos percorrendo, na tentativa de re-significar os processos formativos a partir da reconsideração dos saberes necessários à docência, colocando a prática pedagógica e docente escolar como objeto de análise.

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Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos