Exercício físico e desempenho cognitivo em idosos: revisão sistemática

Autores

  • Alexsander V. Guimarães Universidade Federal de Santa Catarina
  • Saulo V. Rocha Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Aline R. Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i4p377-386

Palavras-chave:

Envelhecimento, Cognição, Atividade Motora, Idosos

Resumo

Objetivo: A proposta do estudo foi realizar uma revisão sistemática de estudos que verificaram o efeito do exercício físico no desempenho cognitivo de indivíduos idosos, sem comprometimento cognitivo. Métodos: Foram pesquisados estudos publicados entre janeiro de 2008 e outubro de 2013, nas seguintes bases de dados: Pubmed/Medline, SportDiscus, Scopus, PsycInfo, Scielo, Lilacs, com os termos exercise, physical activity combinados com cognition, performance cognitive, cognitive function e elderly. A estratégia de pesquisa foi limitada a estudos clínicos controlados randomizados, que descreveram, especialmente, a intensidade, duração e frequência dos exercícios. Resultados: Foram encontrados 562 artigos nas bases de dados, 83 foram selecionados para leitura do resumo, 36 para leitura completa e nove estudos preencheram os critérios de inclusão adotados. Os resultados apontam que a realização de exercícios físicos, aeróbios (ao menos 30 minutos, três vezes por semana, mínimo 12 semanas) ou contra resistência (mínimo uma vez por semana, por 12 semanas), podem ter efeitos positivos no desempenho cognitivo de idosos. Conclusão: Exercícios aeróbios e contra resistência pode representar uma terapia não medicamentosa que pode melhorar o desempenho cognitivo de idosos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexsander V. Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutorando em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Saulo V. Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
    Doutorando em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professor Mestre do Departamento de Saúde - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Aline R. Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora Doutora do Centro de Desportos – Programa de Pós Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Guimarães AV, Rocha SV, Barbosa AR. Exercício físico e desempenho cognitivo em idosos: revisão sistemática. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 2014 [citado 22º de novembro de 2024];47(4):377-86. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/89583