XI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional: refletindo sobre os processos de formação acadêmica e profissional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i3p159-166Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Organização & administração, Evento científico e de divulgação, Terapia Ocupacional^i1^stendênc, Terapia ocupacional^i1^seduca, Terapia ocupacional^i1^srecursos huma, Formação de recursos humanos, Educação superiorResumo
Apresenta-se a descrição e os resultados do XI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, que promoveu a discussão coletiva acerca da formação profissional. Foi realizado em setembro/2008, na Universidade de São Paulo, com a temática da ampliação dos processos de formação acadêmica e profissional para a cidadania e inclusão social. Houve a reflexão e os encaminhamentos sobre a articulação e a integração do ensino de graduação com as políticas públicas de saúde, de assistência social e de educação; a atualização e a apresentação de parâmetros sobre os principais debates referentes às tecnologias sociais na profissão; a definição de algumas estratégias coletivas para se lidar com os principais problemas do campo do ensino de pós-graduação e da pesquisa na área, entre outros temas. Permanece o desafio e a necessidade de uma articulação coletiva para o encaminhamento das proposições debatidas e a continuidade dos trabalhos, a fim de que, efetivamente, dirija-se ao fortalecimento e à consolidação da terapia ocupacional no cenário de formação de recursos humanos, nos níveis de graduação e pós-graduação, bem como se possa contribuir para a 'implementação' de práticas sociais que busquem a melhora das condições de vida dos grupos populacionais para os quais a terapia ocupacional dedica sua intervenção.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2008-12-01
Edição
Seção
Artigo Original
Como Citar
Lopes, R. E., Oliver, F. C., Malfitano, A. P. S., Galheigo, S. M., & Almeida, M. C. de. (2008). XI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional: refletindo sobre os processos de formação acadêmica e profissional . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 19(3), 159-166. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v19i3p159-166