Qualidade de vida, estresse e desempenho ocupacional de mães cuidadoras de crianças e adolescentes autistas

Autores

  • Ingrid Ioost Estanieski Universidade Federal de Pelotas
  • Nicole Ruas Guarany Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p194-200

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Estresse psicológico, Análise e desempenho de tarefas, Transtorno autístico, Cuidadores/psicologia, Mães/psicologia, Autocuidado/psicologia, Atividades humanas/psicologia, Terapia ocupacional.

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade de vida, estresse e o desempenho ocupacional de mães cuidadores de crianças e adolescentes com diagnóstico de autismo. Para a pesquisa, foram utilizados quatro instrumentos: WHOQOL-Bref, a Escala de Estresse Percebido, a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional e um questionário criado pela pesquisadora contendo dados socioeconômicos e sobre a criança/adolescente. Os dados do estudo sugerem que existe correlação entre as variáveis e que as mães cuidadoras possuem menor qualidade de vida, altos níveis de estresse e desempenho ocupacional baixo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ingrid Ioost Estanieski, Universidade Federal de Pelotas
    Terapeuta Ocupacional, bacharel pela Univesidade Federal de Viçosa.
  • Nicole Ruas Guarany, Universidade Federal de Pelotas
    Terapeuta ocupacional. Professora assistente 1 do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Estanieski, I. I., & Guarany, N. R. (2015). Qualidade de vida, estresse e desempenho ocupacional de mães cuidadoras de crianças e adolescentes autistas. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(2), 194-200. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p194-200