Repertório funcional de crianças com paralisia cerebral nos contextos domiciliar e clínico: relato de cuidadores e profissionais.

Autores

  • Alyne Kalyane Câmara Oliveira Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal da Paraíba, Cidade Universitária, João Pessoa, PB, Brasil, CEP: 58051-900.
  • Thelma Simões Matsukura Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos.
  • Marisa Cotta Mancini Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p390-398

Palavras-chave:

Paralisia cerebral, Criança, Cuidadores, Reabilitação.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a associação do perfil de funcionalidade de crianças com paralisia cerebral em casa e no contexto clínico nas áreas de autocuidado, mobilidade e função social, relatado por cuidadores e profissionais da reabilitação. Participaram 50 crianças, 50 cuidadores e 25 profissionais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, vinculados a instituições de saúde do interior Paulista. A instrumentação incluiu o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, uma ficha de identificação dos participantes e o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa. Foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Verificou-se associação significativa com índices de correlação de grande magnitude entre o perfil funcional das crianças nos dois contextos nas áreas investigadas, principalmente no que se refere às habilidades funcionais e a assistência dos cuidadores disponibilizada; associação mais fraca foi evidenciada nas modificações utilizadas. Resultados revelam coerência no repertório funcional das crianças em ambos contextos. A assistência disponibilizada por cuidadores e profissionais é relativamente semelhante, entretanto, os contextos se estruturam de forma a oferecerem modificações específicas, que dão suporte ao desempenho funcional dessas crianças em suas rotinas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alyne Kalyane Câmara Oliveira, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal da Paraíba, Cidade Universitária, João Pessoa, PB, Brasil, CEP: 58051-900.

    Docente do Departamento de Terapia Ocupacional -UFPB. Doutoranda em Educação Especial - UFSCar. Mestre em Terapia Ocupacional - UFSCar. Especialista em Intervenção em Neuropediatria e Reabilitação do Membro Superior - UFSCar. Graduada em Terapia Ocupacional - UnP.

Publicado

2015-12-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Oliveira, A. K. C., Matsukura, T. S., & Mancini, M. C. (2015). Repertório funcional de crianças com paralisia cerebral nos contextos domiciliar e clínico: relato de cuidadores e profissionais. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(3), 390-398. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p390-398