Greves durante o período soviético inicial, 1922 a 1932: Da militância à passividade da classe trabalhadora?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2017.139723Palavras-chave:
Greves, Soviete, Trabalhadores, NEP, Stálin, Primeiro Plano Quinquenal, ResistênciaResumo
Este artigo investiga a atividade grevista no período soviético inicial. Usando os relatórios mensais da OGPU (polícia política) para Stálin, o ensaio oferece evidências estatísticas sobre a frequência, número de participantes e resoluções da atividade grevista dos trabalhadores. Discute-se que ao invés da repressão, os trabalhadores e o Estado alcançaram um “compromisso” durante a Nova Política Econômica (NEP), que posteriormente foi enfraquecida pelas medidas draconianas contra a classe trabalhadora durante o rápido processo de industrialização. O artigo apresenta os distúrbios entre os trabalhadores durante esse período final e explica por que alguns trabalhadores revidaram diferentemente da esmagadora maioria.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).