Seleções naturais: as regularidades observadas num caso de interpretação acadêmica ad hoc sem treinamento
DOI:
https://doi.org/10.11606/tradterm.2014.85574Palavras-chave:
Interpretação consecutiva, Desenvolvimento de competência, Treinamento de intérpretes, Ad hoc, Co-construtor.Resumo
Um caso é apresentado no qual uma estudante de doutorado da área de Educação Científica e Tecnológica sem experiência prévia foi convidada com pouca antecedência para interpretar uma palestra de um colega estrangeiro. O evento foi gravado, e regularidades no comportamento comunicacional foram determinadas para o palestrante e a intérprete. Através destas regularidades de posicionamento, inferências foram feitas com relação às suas suposições sobre o ato interpretativo. Informações extras foram obtidas em uma entrevista com a intérprete. Dentre as descobertas destaca-se a alta visibilidade da intérprete, que se interpõe fisicamente e através do discurso entre o público e o palestrante, marginalidade esta aceita tacitamente pelo último, indicando uma visão compartilhada do intérprete como um participante reconhecidamente ativo e (re)formulador do discurso transmitido
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 William F. Hanes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).