Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL E NORMAS DE PUBLICAÇÃO

A TradTerm acolhe estudos de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área pertinente à tradução e à terminologia, desde que se tratem de contribuições inéditas, sob forma de artigos (máximo de 50.000 caracteres com espaços), resenhas (máximo de 10.000 caracteres com espaços), debates e outros. A critério da Comissão Editorial, poderão ser aceitas contribuições já publicadas, mas de edição esgotada.

1. DAS NORMAS GERAIS

1.1 A TradTerm, revista do Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é publicada sob a orientação da Comissão de Publicação, que, por sua vez, é auxiliada por um Conselho Editorial na avaliação dos trabalhos submetidos para publicação.

1.2 Salvo casos excepcionais, a serem apreciados pela Comissão de Publicação, os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico. A TradTerm reserva-se todos os direitos autorais sobre a sua edição das contribuições aceitas.

1.3 A TradTerm receberá para publicação trabalhos redigidos em português, inglês, francês ou espanhol. A critério da Comissão de Publicação poderão ser aceitos trabalhos em outras línguas. Colaboradores de todos os países estão convidados a submeterem trabalhos e poderão fazê-lo em versão integral bilíngue (usualmente, português/inglês ou português/francês), respeitado o limite de caracteres para cada versão.

1.4 Os trabalhos deverão ser enviados pelo sistema de submissão online.

1.5 A TradTerm reserva-se o direito de submeter todos os originais à apreciação da Comissão de Publicação e do Conselho Editorial, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação, podendo, inclusive, reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os textos sejam adaptados às normas editoriais da Revista.

1.6 Os artigos passarão pelo julgamento de dois pareceristas ad hoc (peer review). Em caso de avaliações divergentes, recorre-se a uma terceira avaliação crítica. Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

1.7 Os conceitos emitidos nos trabalhos serão de responsabilidade exclusiva dos autores, e não refletem necessariamente a posição da Comissão de Publicação e do Conselho Editorial.

2. DA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

Os textos devem ser enviados em formato eletrônico .doc, segundo as normas descritas abaixo. Os que não estiverem de acordo com a formatação não serão submetidos à avaliação dos pareceristas. Recomenda-se o uso do guia de formatação disponibilizado. Casos porventura omitidos devem ser consultados nas Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) 5.ed. Caso dúvidas persistam, envie um e-mail para tradterm@usp.br. 

Solicitamos que os autores enviem arquivos onde constem nome, filiação, e-mail e link do ORCID. A anonimização será de responsabilidade dos monitores da Revista, portanto não enviem arquivos sem autoria.

No link, será possível acessar as normas completas, com exemplos: Normas de Submissão e Formatação da Revista TradTerm

2.1. Layout da página 
A página deve ser configurada em formato A4, com margens “superior” e “inferior” de 25 mm, e margens “esquerda” e “direita” de 30 mm.2. Título do artigo

2.2. Título do artigo
Artigos submetidos em português devem apresentar título em português seguido do título em inglês. Artigos submetidos em outras línguas devem ser acompanhados de título na língua do artigo seguido de título em inglês. A fonte deve ser Trebuchet MS, tamanho 26. O texto deve vir centralizado, sem negrito ou itálico. Espaçamento antes e depois de 0 pts. Espaçamento entre linhas de 1,5 cm. Deve haver uma linha de espaço de tamanho 26 entre o título em português e o título em inglês.

2.3. Nome dos autores
O nome do autor deverá vir após o espaço de uma linha de tamanho 12. Em casos de coautoria, o primeiro nome listado será aquele tido como contato principal tanto pela revista quanto por eventuais leitores.
A fonte deve ser Trebuchet MS, tamanho 16. Os nomes devem vir alinhados à direita, sem itálico ou negrito. Os recuos à direita e à esquerda devem ter valor 0 cm, e os espaçamentos antes e depois devem ser 0 pts. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 cm. Após o nome de todos os autores, deve haver uma linha de espaço em tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm.

2.4. Nota de rodapé sobre o autor
O nome de cada um do(s) autor(es) deve ser acompanhado por uma nota de rodapé. Essa nota deve ser marcada no texto através de um asterisco (*) após o nome completo. Caso haja mais de um autor, as notas de rodapé devem ser marcadas seguindo a ordem de um (1) asterisco, dois (2) asteriscos, e assim por diante. Essas notas de rodapé não contam para a marcação do restante do artigo; sendo assim, notas de rodapé que fazem parte do corpo do texto devem iniciar no número um (1). 
Para inserir um símbolo na referência da nota de rodapé no Word 2013, vá para a guia referências → abra a caixa de diálogos “notas de rodapé”  → Insira um (*) no campo “marca personalizada”.
Nessas notas de rodapé, deve constar: filiação (nome da Instituição de Ensino geral, sem nome da faculdade/instituto etc.), seguida de e-mail e link do ORCID. Esses dados devem ser separados por ponto e vírgula (;).

Essas notas devem vir na fonte Trebuchet MS, tamanho 10, com alinhamento justificado, sem recuos ou espaçamentos antes e depois. O espaçamento entre linhas deve ser simples.

2.5. Epígrafe
Se o artigo contiver uma epígrafe, ela deve vir depois do nome dos autores. Sua formatação é: Trebuchet MS, tamanho 10, alinhamento à direita, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm. O recuo à esquerda deve ser de 4 cm, sem recuo à direita e sem espaçamento antes e depois. Ela não deve ser introduzida por aspas. Deve haver o espaço de uma linha em tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 entre a Epígrafe e o Resumo/Abstract. O nome do autor da obra citada deve vir após quebra de linha e travessão, seguido do título da obra citada em itálico e da página. É importante referenciar a obra ao final do artigo.

2.6. Resumo / Abstract
O artigo deve conter um resumo em português e em inglês. A formatação deve ser: Trebuchet MS 11, justificado, espaçamento simples, sem recuos à direita e à esquerda ou espaçamentos antes e depois. O resumo deve estar em apenas um bloco de texto, sem recuo ou parágrafo. O mesmo vale para o Abstract.

2.7. Palavras-chave / Keywords
Após o Resumo / Abstract, com a distância de uma linha em tamanho 11 e espaçamento simples, devem vir as palavras-chaves / keywords. O número total deve ser entre três (3) e cinco (5), separadas por ponto e vírgula (;). A formatação deve ser igual à da seção 6. Resumo / Abstract. As palavras-chave devem ser introduzidas por “Palavras-chave:”, sem as aspas (“). O mesmo vale para as keywords, substituindo-se “Palavras-chave” por “Keywords”. Deve haver duas linhas de distância entre as palavras-chave e a seção seguinte, seja ela o “Abstract”, seja a “Introdução”.

2.8. Introdução / Considerações finais / Referências
O artigo deve conter, obrigatoriamente, três partes: “Introdução”, “Considerações finais” e “Referências”. Elas devem ser introduzidas por um título que indique a seção correspondente (“Introdução”, “Considerações finais” ou “Referências”), com a seguinte formatação: Trebuchet 20, sem negrito ou itálico, alinhamento justificado. Não deve haver recuos à direita ou à esquerda, nem espaçamentos antes ou depois. Apenas a primeira letra deve estar em caixa alta.
Entre o título da seção e o corpo do texto, deve haver uma linha de espaço, em tamanho 12, espaçamento 1,5.
Entre o corpo do texto e o título da próxima seção, deve haver duas linhas de espaço, com tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5.

2.9. Título de seção
Após a seção “Introdução”, os próximos títulos de seção devem ser introduzidos por numeração simples (utilizando algarismos arábicos), seguido de ponto e do título da seção (a ser definido pelo autor). A formatação deve ser a mesma apontada no tópico anterior: Trebuchet 20, sem negrito ou itálico (salvo nomes estrangeiros, que devem vir grafados em itálico), alinhamento justificado. Não deve haver recuos ou espaçamentos antes e depois. Apenas a primeira letra deve estar em caixa alta (salvo quando ocorrerem nomes próprios). O espaçamento entre linhas deve ser de 1,0 cm.

Entre o título da seção e o corpo do texto, deve haver uma linha de espaço, em tamanho 12, espaçamento 1,5.
Entre o corpo do texto e o título da próxima seção, deve haver duas linhas de espaço, com tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5.

2.10. Subtítulos de Seção: 1.1; 1.1.1; 1.1.1.1 ...
Os subtítulos devem ser introduzidos por algarismos arábicos, seguindo formato: 1.1; 1.1.1; 1.1.1.1;... 
A cada subtítulo dentro de outro título / subtítulo de seção, a fonte deve ser diminuída em 2 pontos, passando de 20 (Título 1), para 18 (Título 1.1), para 16 (Título 1.1.1) e assim por diante, até o limite de tamanho 12. Além disso, deve ser acrescentado 0,5 cm de recuo à esquerda a cada subtítulo dentro de título / subtítulo de seção, na proporção 0,5 cm (Subtítulo 1.1), passando a 1 cm (Subtítulo 1.1.1), 1,5cm (Subtítulo 1.1.1.1) e assim por diante, para cada “grau” de subtítulo.
Outros parâmetros de formatação continuam os mesmos para o título e para os subtítulos, exceto o espaçamento entre linhas, que deve ser de 1,5 cm para cada subtítulo. Deve haver o espaço de uma linha simples em tamanho 12 antes de cada subtítulo. Não deve haver uma linha de espaço entre o subtítulo e o texto da seção correspondente

2.11. Corpo do texto
O corpo do texto deve ser formatado em fonte Trebuchet MS, tamanho 12, sem itálico ou negrito. O alinhamento deve ser justificado e o espaçamento entre linhas no valor de 1,5 cm. Não deve haver recuo à esquerda e à direita, salvo recuo de parágrafo, na primeira linha, no valor de 1,27 cm (valor padrão do Word). Não deve haver espaçamento antes e depois.

Observação: Deve haver um recuo especial na primeira linha de cada parágrafo, no valor de 1,27 cm (valor padrão definido pelo Word).

2.12. Ilustrações
As   ilustrações   compreendem   desenhos,   esquemas,   fluxogramas,   fotografias, gráficos,  mapas,  organogramas,  plantas,  quadros,  retratos  e  outros. Sua identificação aparece  na  parte  superior,  precedida  da  palavra  designativa,  seguida  de  seu  número  de ordem  de  ocorrência  no  texto,  em  algarismos  arábicos,  e do  respectivo  título  explicativo de forma breve e clara (separado por travessão). Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo  que  seja  produção  do próprio  autor),  legenda,  notas  e  outras  informações necessárias à sua compreensão (se houver). 

A formatação do texto que acompanha as ilustrações deve seguir o seguinte modelo: Trebuchet MS, 11, espaçamento entre linhas de 1,5, alinhamento centralizado, sem recuo à esquerda ou à direita e  espaçamento antes e depois do parágrafo.
Deve haver uma linha de espaço antes e depois das ilustrações acompanhadas das legendas. Essa linha deve seguir a formatação padrão do corpo do texto.

2.13. Tabelas
Tabelas devem seguir as mesmas diretrizes estabelecidas para ilustrações.

2.14. Citações - Formatação
2.14.1 Citação indireta
Para orientações quanto à citação indireta, siga o modelo estipulado na seção “Referências”.
2.14.2 Citações com menos de três linhas
As citações com menos de três linhas seguem o mesmo padrão de formatação do corpo de texto, mas devem vir destacadas entre aspas duplas (“).
2.14.3 Citações com mais de três linhas:
Citações com mais de três linhas são separadas do corpo de texto. A formatação deve ser: Trebuchet MS, 11, justificado, espaçamento simples, deslocamento 1,5 cm em ambas as margens (esquerda e direita), sem recuo de parágrafo, negrito ou itálico. O espaçamento antes e depois deve ser de 0 pts. Por fim, deixe uma linha de distância antes e depois da citação, com tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. 
Citações com mais de três linhas são separadas do corpo de texto. A formatação deve ser: Trebuchet MS, 11, justificado, espaçamento simples, deslocamento 1,5 cm em ambas as margens (esquerda e direita), sem recuo de parágrafo, negrito ou itálico. Não deve haver espaçamento antes e depois. Por fim, deixe uma linha de distância antes e depois da citação, com tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5.
*Observação: A formatação segue o mesmo padrão do corpo do texto, devendo apenas ser inserida no corpo do texto entre aspas duplas (“)

2.15. Citações – Referências no corpo do texto
2.15.1 Para um autor
Quando a citação for feita a partir de uma obra com uma única autoria, sua referenciação no corpo do texto pode seguir dois modelos:
2.15.1.1 Sobrenome do autor no corpo do texto
O sobrenome deve ser seguido de ano e páginas consultadas entre parênteses, separados por vírgula. Indique o número da página por “p.”.
2.15.1.2 Sobrenome do autor dentro dos parênteses
Dentro dos parênteses, colocar sobrenome do autor, seguido de ano da obra e página, separados por vírgula. Indique o número da página por “p.”.
2.15.2 Para dois e/ou três autores
Quando a citação for feita a partir de obra em coautoria entre dois (2) ou três (3) autores, sua referenciação no corpo do texto pode seguir dois modelos:
2.15.2.1 Sobrenomes dos autores fora dos parênteses
Os sobrenomes dos autores devem vir no corpo do texto, separados por vírgula e/ou por partícula “e”, seguidos de ano e páginas consultadas entre parênteses, separados por vírgula. Indique o número da página por “p.”.
2.15.2.2 Sobrenomes dos autores dentro dos parênteses
Dentro dos parênteses devem vir os sobrenomes dos autores separados por ponto e vírgula (;), seguidos de ano e páginas consultadas separados por vírgula. Indique o número da página por “p.”.
2.15.3 Para quatro ou mais autores
Quando há quatro autores ou mais, todos eles podem ser citados ou pode-se citar o primeiro autor seguido da expressão et al. (e outros) em itálico. Pode-se seguir o modelo estipulado nos casos anteriores (sobrenome(s) dentro ou fora dos parênteses). Qualquer que seja o recurso utilizado, este deve ser uniforme em todas as citações no documento e nas referências.
2.15.4 Para documentos de um mesmo autor publicados no mesmo ano
Quando  houver  coincidência  de  trabalhos  do  mesmo  autor  publicados  no  mesmo ano, para se identificar o trabalho citado, devem ser acrescentadas  letras minúsculas, em ordem alfabética, após o ano, sem espaço.

2.16. Notas de Rodapé 
As notas de rodapé devem vir ao final da página, seguindo uma única ordem de numeração em algarismos arábicos para toda a extensão do artigo, com a seguinte formatação: Trebuchet MS, 10, alinhamento justificado e espaçamento simples. Não deve haver recuo ou espaçamento antes e depois do parágrafo. Também não deve haver recuo de parágrafo.

2.17. Referências
As Referências devem constar ao final do artigo. Só devem ser incluídos materiais que tenham sido citados (direta ou indiretamente) ao longo do texto. Estes devem ser apresentados nas referências em ordem alfabética de sobrenome do autor. 
A formatação geral desta seção deve ser a seguinte: fonte Trebuchet, 11, alinhamento justificado, espaçamento simples, sem espaçamento antes ou depois do parágrafo, com deslocamento de 1,5 cm, com exceção da primeira linha, que deve vir alinhada à margem. Além disso, deve haver uma linha de espaço entre cada um dos itens nas referências.


2.17.1 Monografias
O modelo de citação deve ser: sobrenome do autor em caixa alta, seguido dos outros nomes abreviados, constando apenas a inicial em maiúscula, seguidos de ponto. O título do material consultado deve estar em negrito; eventuais subtítulos, separados do título por dois pontos (:), não devem estar em negrito e nem em itálico. Após o título, coloca-se a edição consultada (se houver mais de uma), seguido de ponto, e apresenta-se a cidade de publicação, seguida de dois pontos (:), a editora da publicação, seguida de vírgula (,) e o ano de publicação. Por fim, deve-se apresentar informações adicionais que ajudem na localização do material, separadas por ponto, conforme necessidade (responsabilidade, paginação, série, notas, ISBN etc.).
Atente-se como deve ser a indicação do nome do autor nos casos em que haja coautoria ou quando a autoria é atribuída a uma entidade coletiva ou grupo. 
Em casos em que seja citada apenas uma parte da monografia, inclua após a referência às páginas consultadas, seguindo a estrutura (p. 000-000).

2.17.2 Partes de livros 
Para citação de capítulos ou seções: sobrenome do autor em caixa alta, seguido dos outros nomes abreviados, constando apenas a inicial em maiúscula, seguida de ponto. O título do capítulo consultado não deve vir entre aspas. Deve-se introduzir, então, a fórmula “in”, em itálico e seguida de dois pontos (:), para então se acrescentar os nomes dos autores / organizadores da obra principal, seguindo o mesmo modelo da seção anterior (sobrenome em caixa alta, seguido de iniciais do autor separadas por ponto). O título da obra principal deve vir após ponto, em negrito, junto de eventuais subtítulos. Após o título, coloca-se a edição consultada (se houver mais de uma), seguida de ponto, e apresenta-se a cidade de publicação, seguida de dois pontos (:), a editora da publicação, seguida de vírgula (,), o ano de publicação, seguido de ponto, e a paginação do artigo ou capítulo. Por fim, devem-se apresentar informações adicionais que ajudem na localização do material, separadas por ponto, conforme necessidade (responsabilidade, paginação, série, notas, ISBN etc.).
2.17.3 Artigos de revista
Siga as mesmas orientações da seção 17.2, atentando-se apenas às informações adicionais que devem ser colocadas após o título do periódico, para identificá-lo (volume, número, data correspondente à publicação).
2.17.4. Sites e outros materiais digitais
As referências a sites devem seguir o modelo estabelecido para livros, acrescentando-se, ao final da referência, o link de recuperação do material, seguido da data de acesso após ponto, como o modelo: “Acesso em dia (numeral arábico) mês (abreviado com as três primeiras letras seguidas de ponto) ano (com quatro dígitos).
Caso o material referenciado não seja de autoria individual, o nome do site deve ser informado em caixa alta, no lugar onde normalmente viria o nome do autor, como no modelo abaixo:

[...]

Para mais orientações, consulte o manual completo.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.