De Eric para Mário: sobre autoria, autobiografia e representações do presente em um documentário de busca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.113845

Palavras-chave:

documentário, autobiografia, autoria, narrativa, Uma passagem para Mário

Resumo

A partir de conceitos conectados à autobiografia e à autoria no cinema documental, este artigo parte de uma análise fílmica do documentário Uma Passagem para Mário (2014) e de uma entrevista com seu diretor, Eric Laurence, para tecer algumas reflexões a respeito das particularidades das nuances autobiográficas do longa-metragem e da diversidade de formas de representação de si na contemporaneidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcio Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.
    Doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pesquisa em narrativa, documentário e tecnologias digitais.

Referências

ANDRADE, M. Entrevista – Eric Laurence (Uma passagem para Mário). In: ______. Autobiografias do outro: camadas de selfies em documentários pernambucanos. Recife: Combo Multimídia, 2015. p. 80-85.

BARTHES, R. A morte do autor. In: ______. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 57-64.

BAZIN, A. On the politique des auteurs. In: HILLIER, J. (Ed.). Cahiers du cinéma, the 1950s: Neo-Realism, Hollywood, New Wave. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1985. p. 248-259.

BRAIT, B. A personagem. São Paulo: Ática, 1985.

BUSCOMBE, E. Ideias de autoria. In: RAMOS, F. P. (Org.). Teoria contemporânea do cinema: pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: Senac, 2005. p. 281-294. Volume 1.

CARVALHO, A. Documentário-ensaio: a produção de um discurso audiovisual em documentários brasileiros contemporâneos. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

COELHO, S. S.; ESTEVES, A. C. A narrativa autobiográfica no filme documentário: uma análise de Tarnation (2003), de Jonathan Caouette. Doc On-line, Campinas, n. 9, p. 19-42, dez. 2010.

FOUCAULT, M. O que é um autor? In: MOTTA, M. B. (Org.). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298. (Ditos e escritos, v. 3).

FREIRE, M. Jean Rouch ou o filme documentário como autobiografia. Uma introdução. In: CATANI, A. M. et al. (Orgs.). Estudos Socine de cinema: ano V. São Paulo: Panorama, 2003. p. 19-26.

______. A noção de autor no filme etnográfico. In: SERAFIM, J. F. Autor e autoria no cinema e na televisão. Salvador: Edufba, 2009, p. 49-64.

HEATH, S. Comentário sobre “Ideias de autoria”. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Senac, 2005. p. 295-301.

LAURENCE, E. Entrevista com o diretor Eric Laurence. Uma passagem para Mário, [S.l.], 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2014.

LEROUX, L. Informação e autoformação nas narrativas de si: o compromisso com a verdade e o desvio ficcional. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 260-272, set. 2010.

NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

PACE, A. A. B. C. Lendo e escrevendo sobre o pacto autobiográfico de Philippe Lejeune. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

PAIVA, S. Roteiros abertos em filmes de busca. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais… São Paulo: Intercom, 2012.

SANTOS, C. C. A. H.; OLIVEIRA. Ego-documentos na ficção contemporânea. 2007. 122 f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

SCHOLZE, L. Narrativas de si e a estética da existência. Em aberto, Brasília, v. 21, n. 77, p. 61-72, jun. 2007.

SILVA, M. D. J. Ponto de vista a(u)torizado: composições de autoria no documentário brasileiro contemporâneo. 2013. 239 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

STAM, R. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.

SULZBACH, L. Tendências do documentário contemporâneo. In: CRUZ, R. M. S. (Org.). Sobre fazer documentários. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. p. 44-51.

TREDGE, D. A case study on film authorship: exploring the theoretical and practical sides in film production. The Elon Journal of Undergraduate Research in Communications, Elon, v. 4, n. 2, p. 5-15, 2013.

Downloads

Publicado

2016-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANDRADE, Márcio. De Eric para Mário: sobre autoria, autobiografia e representações do presente em um documentário de busca. RuMoRes, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 256–274, 2016. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.113845. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/113845.. Acesso em: 23 nov. 2024.