De Eric para Mário: sobre autoria, autobiografia e representações do presente em um documentário de busca
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.113845Palavras-chave:
documentário, autobiografia, autoria, narrativa, Uma passagem para MárioResumo
A partir de conceitos conectados à autobiografia e à autoria no cinema documental, este artigo parte de uma análise fílmica do documentário Uma Passagem para Mário (2014) e de uma entrevista com seu diretor, Eric Laurence, para tecer algumas reflexões a respeito das particularidades das nuances autobiográficas do longa-metragem e da diversidade de formas de representação de si na contemporaneidade.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. Entrevista – Eric Laurence (Uma passagem para Mário). In: ______. Autobiografias do outro: camadas de selfies em documentários pernambucanos. Recife: Combo Multimídia, 2015. p. 80-85.
BARTHES, R. A morte do autor. In: ______. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 57-64.
BAZIN, A. On the politique des auteurs. In: HILLIER, J. (Ed.). Cahiers du cinéma, the 1950s: Neo-Realism, Hollywood, New Wave. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1985. p. 248-259.
BRAIT, B. A personagem. São Paulo: Ática, 1985.
BUSCOMBE, E. Ideias de autoria. In: RAMOS, F. P. (Org.). Teoria contemporânea do cinema: pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: Senac, 2005. p. 281-294. Volume 1.
CARVALHO, A. Documentário-ensaio: a produção de um discurso audiovisual em documentários brasileiros contemporâneos. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
COELHO, S. S.; ESTEVES, A. C. A narrativa autobiográfica no filme documentário: uma análise de Tarnation (2003), de Jonathan Caouette. Doc On-line, Campinas, n. 9, p. 19-42, dez. 2010.
FOUCAULT, M. O que é um autor? In: MOTTA, M. B. (Org.). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298. (Ditos e escritos, v. 3).
FREIRE, M. Jean Rouch ou o filme documentário como autobiografia. Uma introdução. In: CATANI, A. M. et al. (Orgs.). Estudos Socine de cinema: ano V. São Paulo: Panorama, 2003. p. 19-26.
______. A noção de autor no filme etnográfico. In: SERAFIM, J. F. Autor e autoria no cinema e na televisão. Salvador: Edufba, 2009, p. 49-64.
HEATH, S. Comentário sobre “Ideias de autoria”. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Senac, 2005. p. 295-301.
LAURENCE, E. Entrevista com o diretor Eric Laurence. Uma passagem para Mário, [S.l.], 2013. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2014.
LEROUX, L. Informação e autoformação nas narrativas de si: o compromisso com a verdade e o desvio ficcional. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 260-272, set. 2010.
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
PACE, A. A. B. C. Lendo e escrevendo sobre o pacto autobiográfico de Philippe Lejeune. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado em Língua e Literatura Francesa) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
PAIVA, S. Roteiros abertos em filmes de busca. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais… São Paulo: Intercom, 2012.
SANTOS, C. C. A. H.; OLIVEIRA. Ego-documentos na ficção contemporânea. 2007. 122 f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
SCHOLZE, L. Narrativas de si e a estética da existência. Em aberto, Brasília, v. 21, n. 77, p. 61-72, jun. 2007.
SILVA, M. D. J. Ponto de vista a(u)torizado: composições de autoria no documentário brasileiro contemporâneo. 2013. 239 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
STAM, R. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.
SULZBACH, L. Tendências do documentário contemporâneo. In: CRUZ, R. M. S. (Org.). Sobre fazer documentários. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. p. 44-51.
TREDGE, D. A case study on film authorship: exploring the theoretical and practical sides in film production. The Elon Journal of Undergraduate Research in Communications, Elon, v. 4, n. 2, p. 5-15, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.