A “buzzfeedização” da comunicação das organizações no ambiente digital
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.116141Palavras-chave:
buzzfeedização, listas da internet, espetacularização do conteúdo, comunicação organizacional digitalResumo
O artigo discute a condensação dos conteúdos das organizações dispostos nas redes sociais sob a luz de conceitos e autores que falam de espetacularização, efemeridade, imediatismo, liquidez, visibilidade midiática e sucesso das listas na internet. Desse aspecto do conteúdo – as listas – é que deriva o título deste trabalho, por entendermos se tratar de uma alusão ao site BuzzFeed, um dos principais representantes do formato no ambiente digital. Também correlacionamos o êxito dos conteúdos em listas a uma modalidade de marketing denominada inbound marketing, especialidade que defende a geração de conteúdo que engaja e prende a atenção do usuário da rede. O tripé de conceitos de Baldissera (2009) – organizações comunicada, falada e comunicante – também é uma referência teórica que ajuda a sustentar o trabalho. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
Downloads
Referências
BALDISSERA, R. Comunicação organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, v. 6, n. 10/11, p. 115-120, 2009.
BARROS, D. M. 5 motivos por que as listas dominaram a internet (o quinto explica por que você lê todos até o fim). O Estado de S. Paulo, São Paulo, 8 dez. 2015. Disponível em: <http://emais.estadao.com.br/blogs/daniel-martins-de-barros/5-motivos-por-que-as-listas-dominaram-a-internet-o-quinto-explica-por-que-voce-le-todos-ate-o-fim/>. Acesso em: 24 jan. 2017.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BUZZFEED. Wikipedia, [s.l.], 8 out. 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/BuzzFeed>. Acesso em: 23 jan. 2017.
CAROLINA Dieckmann fala pela 1ª vez sobre fotos e diz que espera ‘justiça’. G1, São Paulo, 15 maio 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/05/carolina-dieckmann-fala-pela-1-vez-sobre-roubo-de-fotos-intimas.html>. Acesso em: 23 jan. 2017.
CHOCOLATE retarda o envelhecimento #fato. Turma do Chocolate, São Paulo, 3 dez. 2015. Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/TurmaDoChocolate.ABICAB/photos/a.215508661925642.1073741828.193464484130060/627835727359598/?type=3&theater>. Acesso em: 4 fev. 2016.
COSTA, M. 10 fantasias feministas para você pular o Carnaval sem Assédio. Catraca Livre, São Paulo, 4 fev. 2016. Disponível em: <https://estilo.catracalivre.com.br/casa/10-fantasias-feministas-para-voce-pular-o-carnaval-sem-assedio/>. Acesso em: 23 jan. 2017.
DEBORD, G. Prefácio à quarta edição italiana de “A sociedade do espetáculo”. In: ______. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GIUSTI, I. 15 razões para você nunca passar o carnaval em São Paulo. BuzzFeed, São Paulo, 3 fev. 2016. Disponível em: <http://www.buzzfeed.com/irangiusti/x-razoes-para-voce-nunca-passar-o-carnaval-em-sao-paulo?bffbbrazil&utm_term=.kqpDBJBWZx#.krDYnQnROV>. Acesso em: 23 jan. 2017.
HELENA, L. Cinco coisas que já sabemos sobre os novos episódios de Gilmore Girls. M de Mulher, São Paulo, 4 fev. 2016. Disponível em: <http://mdemulher.abril.com.br/famosos-e-tv/m-trends/cinco-coisas-que-ja-sabemos-sobre-os-novos-episodios-de-gilmore-girls>. Acesso em: 23 jan. 2017.
KARHAWI, I. Espetacularização do Eu e #selfies: um ensaio sobre visibilidade midiática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO (COMUNICON), 5., 2015, São Paulo. Anais… São Paulo: Comunicon, 2015. Disponível em: <http://anais-comunicon2015.espm.br/GTs/GT6/18_GT06_KARHAWI.pdf>. Acesso em: 7 out. 15.
KELLNER, D. A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. Líbero – Revista do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, v. 6, n. 11, p. 4-15, 2004. Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/libero/article/view/3901/3660>. Acesso em: 24 jan. 2017.
MACHADO, J. Pierre Lévy: a revolução digital só está no começo. Correio do Povo, Porto Alegre, 14 abr. 2015. Caderno de Sábado. Disponível em: <http://www.fronteiras.com/entrevistas/pierre-levy-a-revolucao-digital-so-esta-no-comeco?utm_content=bufferf4fb6&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer>. Acesso em: 24 jan. 2017.
MARCONDES, P. Quem é você, leitor? E o que você vai ser, quando crescer? Proxxima, São Paulo, 25 abr. 2016. Disponível em: <http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/blog-do-pyr/2016/04/25/quem-e-voce-leitor-e-o-que-voce-vai-ser-quando-crescer-2.html>. Acesso em: 24 jan. 2017.
NOTARI, C. Porque o Brasil está pronto para o Inbound Marketing. HubSpot, [s.l.], 4 dez. 2014. Disponível em: <http://br.hubspot.com/blog/porque-o-brasil-esta-pronto-para-o-inbound-marketing>. Acesso em: 24 jan. 2017.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SILVA, R. Snaps que somem conscientizam sobre o desaparecimento de crianças. B9, São Paulo, 13 out. 2015. Disponível em: <http://www.b9.com.br/61168/advertising/snaps-que-somem-conscientizam-sobre-o-desaparecimento-de-criancas/>. Acesso em: 23 jan. 2017.
STÊNIO Garcia quer punição a culpado por vazamento de fotos íntimas. G1, Rio de Janeiro, 4 out. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/10/stenio-garcia-quer-punicao-culpado-por-vazamento-de-fotos-intimas.html>. Acesso em: 23 jan. 2017.
TERRA, C. F. Tudo em tempo real: estamos vivendo a era das relações públicas do imediatismo? In: CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 9., 2015, Campinas. Anais… Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 206-223. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0751-5.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2017.
THOMPSON, J. B. A nova visibilidade. Matrizes, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 15-38, 2008. Disponível em: <http://revistas.usp.br/matrizes/article/view/38190/40930>. Acesso em: 24 jan. 2017.
TORRES, C. C. A “facebookização” do jornalismo. Observatório da Imprensa, São Paulo, 19 jan. 2016. Edição 886. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/a-facebookizacao-do-jornalismo/>. Acesso em: 24 jan. 2017.
VAZ, M. 33 acessórios para liberar a sereia que existe dentro de você. M de Mulher, São Paulo, 4 fev. 2016. Disponível em: <http://estilo.abril.com.br/moda/33-acessorios-para-liberar-a-sereia-que-existe-dentro-de-voce/#2>. Acesso em: 23 jan. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.