Escrever a história do cinema brasileiro no século XXI: desconstruir a história no singular e escrever a história no plural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.120276

Palavras-chave:

História, história do cinema brasileiro, história plural.

Resumo

Este artigo procura analisar e propor uma forma de construir uma história do cinema brasileiro na contemporaneidade que dê conta da diversidade e da ampliação geográfica dos polos de produção cinematográfica e acadêmica que vêm, continuamente, se manifestando. De que maneira é possível fazê-lo, incluindo novos temas, abordagens e campos que vêm se desenvolvendo desde os anos 1990, sem que distinções hierarquizantes, valorativas e, sobretudo, sem um suposto sentido “nacional” que fundou e fundamentou a escrita dessa história desde o seu surgimento se façam preponderantes? Para responder a essa pergunta, encontramos em Reinhart Koselleck e sua proposta de uma História Plural o arcabouço teórico capaz de dar conta dessas várias e significativas questões.

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Biografia do Autor

  • Sheila Schvarzman, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

    Pós-doutorado em Multimeios e doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas. É  professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

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Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

SCHVARZMAN, Sheila. Escrever a história do cinema brasileiro no século XXI: desconstruir a história no singular e escrever a história no plural. RuMoRes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 132–150, 2017. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.120276. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/120276.. Acesso em: 12 nov. 2024.