Padrões de manipulação no jornalismo brasileiro: fake news e a crítica de Perseu Abramo 30 anos depois
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.144229Palavras-chave:
manipulação da informação, fake news, jornalismo brasileiro, ética jornalística, crítica de mídiaResumo
Há exatos trinta anos, o jornalista Perseu Abramo escreveu um curto ensaio em que enumerava cinco padrões de manipulação observáveis nos grandes veículos de comunicação brasileiros. O texto foi publicado apenas em 2003, mas sua permanência e influência podem ser verificadas ainda hoje, principalmente quando se discute a dimensão política dos meios de comunicação. Manipulação da informação é um conceito problemático e raramente enfrentado na bibliografia nacional. Neste artigo, tensionamos a expressão no plano da ética jornalística e da crítica de mídia e sugerimos alguns avanços nos padrões de Abramo, levando em conta a paisagem midiática contemporânea e as ameaças da pós-verdade e das chamadas fake news.
Downloads
Referências
ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. 1ª edição. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003.
ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. 2ª edição. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2016.
ANGRIMANI, Danilo. Espreme que sai sangue: um estudo do sensacionalismo na imprensa. São Paulo: Summus, 1995.
BALL, James. Post-Truth: how bullshit conquered the world. London: Biteback, 2017.
BONNER, William. Jornal Nacional: modo de fazer. São Paulo: Globo, 2009.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. As notícias falsas podem não ser tão ruins assim. ObjETHOS, 18 de dezembro de 2017. Disponível em https://objethos.wordpress.com/2017/12/18/comentario-da-semana-as-noticias-falsas-podem-nao-ser-tao-ruins-assim
CONTI, Mario Sergio. Notícias do Planalto: a imprensa e Fernando Collor. São Paulo: Cia das Letras, 1999.
DUNKER, Christian et all. Ética e pós-verdade. Porto
Alegre: Dublinense, 2017.
ERBOLATO, Mario. Dicionário de Propaganda e Jornalismo. Campinas: Papirus, 1985.
HERMAN, Edward S.; CHOMSKY. Noam. Manufacturing Consent. The Political Economy of Mass Media. London: The Bodley Head, 2008.
HOLIDAY, Ryan. Acredite, estou mentindo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2012.
MEMÓRIA GLOBO. Debate Collor X Lula. s/d. Disponível em <http://memoriaglobo.globo.com/erros/debate-collor-x-lula.htm> Acessado em 28/02/2018.
TANDOC JR., Edson C.; LIM, Zheng Wei & LING, Richard. Defining “Fake News”. Digital Journalism, 2017.
VIEIRA, Lívia de Souza. Métricas editoriais no jornalismo online: ética e cultura profissional na relação com audiências ativas. Tese de Doutorado. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.
WARDLE, Claire. Fake News. It’s complicated. Disponível em https://firstdraftnews.org/fake-news-complicated/ 16 de fevereiro de 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.