Malhação - Viva a diferença: ampliação e ressignificação do shipp Limantha no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174323Palavras-chave:
Literacia midiática, Cultura de fãs, Twitter, Malhação – Viva a diferença, LimanthaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da literacia midiática propostas por Mihailidis (2014) presentes nos conteúdos compartilhados no Twitter pelos fãs do shipp Limantha, da telenovela infanto-juvenil Malhação – Viva a diferença (2018-2019). Além de serem compostas por diversas camadas interpretativas, as produções criativas ressaltam o domínio e a compreensão crítica dos fãs em relação às nuances narrativas da telenovela e à arquitetura informacional do Twitter, bem como a criação de estratégias de mobilização em torno de tópicos específicos.
Downloads
Referências
ALVERMANN, D.; HAGOOD, M. Fandom and Critical Media Literacy. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 43, n. 5, 2000. Disponível em: https://bit.ly/3chCEzj. Acesso em: 14 abr. 2020
BORGES, G. et al. construção de mundos ficcionais pelo fandom Limantha, de Malhação – Viva a diferença. LOPES, M. I. V. (org.). A construção de mundos na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2019, v.6.
BORGES, G. et al. Fãs de Liberdade, Liberdade: curadoria e remixagem na social TV. LOPES, M. I.V. de (org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira II: práticas de fãs no ambiente da cultura participativa. Porto Alegre: Sulina, 2017.
BRANDÃO, C. et al. Cultura participativa na esfera ficcional de O Rebu. Lopes, M. I.V. de (org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2015.
BRUNS, A.; MOE, H. Structural layers of communication on Twitter. WELLER, K. et al. (orgs.). Twitter and Society. Peter Lang: Nova York, 2013.
COPPA, F. An archive o for own – Um arquivo só nosso (Escritores de Fanfiction, Uni-vos). JAMISON, A. Fic – Por que a fanfiction está dominando o mundo. Rocco: Rio de Janeiro, 2017.
DINEHART, S. Transmedial Play: cognitive and cross-platform narrative, online, 2008. Disponível em: https://bit.ly/2s169jv. Acesso em: 14 abr. 2020
Fãs de casal lésbico de Malhação receiam término e protestam contra a novela. OBSERVATÓRIO DO CINEMA, Online, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2ycapUe. Acesso em: 14 abr. 2020.
FECHINE, Y.; CAVALCANTI, G. TV Social em telenovelas da Rede Globo: estratégias e papéis. Lumina, v. 11, n.2, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2Pgtv0C. Acesso em: 14 abr. 2020.
FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011
GILSTER, P. Digital Literacy. Nova York: John Wile, 1997.
Globo quer 'pegar leve' com Malhação. TV Folha, online, 1995. Disponível em: https://bit.ly/2DdHSQK. Acesso em: 14 abr. 2020.
GREENHOW, C.; GLEASON, B. Twitteracy: Tweeting as a New Literacy Practice. In The Educational Forum, v. 76 n. 4, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2N0Mav1. Acesso em: 14 abr. 2020.
HERRERO-DIZ, P. et al. Estudio de las competencias digitales en el espectador fan español. Palabra Clave, v. 20, n. 4, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2uMbGPz. Acesso em: 14 abr. 2020.
HIRSJÄRVI,I. Alfabetización mediática, fandom y culturas participativas. Un desafío global. Anàlisi Monogràfic, 2013. Disponível em: https://ddd.uab.cat/record/112869. Acesso em: 14 abr. 2020.
JAMISON, A. Fic – Por que a fanfiction está dominando o mundo. São Paulo: Rocco, 2017.
JENKINS, H; et al. Cultura da Conexão – Criando Valor e Significado por Meio da Mídia Propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
JENKINS, H. et al. Confronting the challenges of participatory culture media education for the 21st century. Massachusetts: MIT Press, 2009.
KELLNER, D.; SHARE, J. Toward Critical Media Literacy: Core concepts, debates, organizations, and policy. Journal Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, v. 26, n. 3, 2005. Disponível em: https://bit.ly/3gyd7op. Acesso em: 14 abr, 2020.
LIVINGSTONE, S. Making Sense of Television – The psychology of audience interpretation. 2ª. ed. Nova York: Routledge, 2007.
MASSAROLO, J.; MESQUISA, D. Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas. Revista Ensino Superior Unicamp, n. 9, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2uRaZ51. Acesso em: 14 abr. 2020.
MIHAILIDIS, P. Media literacy and the emerging citizen: Youth, engagement and participation in digital culture. Nueva York: Peter Lang, 2014.
OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE NO AUDIOVISUAL. Análise das fanfictions da temporada Viva a diferença de Malhação, online, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/y28j6lt4. Acesso em: 7 jul. 2019.
PASSARELLI, B.; AZEVEDO, J. (orgs.). Atores em rede: olhares luso-brasileiros. São Paulo: Editora Senac, 2010.
PECCOLI, V. Malhação – Viva a diferença chega ao fim com maior ibope desde 2009. TV Foco, Online, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2IciMyn. Acesso em: 14 abr. 2020.
RECUERO, R. BASTOS, M; ZAGO, G. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015.
RECUERO, R. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RECUERO, R. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. 2ª. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.
ROJO, R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANDVOSS, C. Quando a estrutura e a agência se encontram: os fãs e o poder. Ciberlegenda, v. 1, n. 38, 2013. Disponível em: http://bit.ly/2OeTbty. Acesso em: 14 abr. 2020.
SCOLARI, C. Literacia transmedia na nova ecologia mediática – Livro Branco. Barcelona: Europen Union Funding for Research &Innovasion, 2018.
SCOLARI, C. Transmedia literacy: informal learning strategies and media skills in the new ecology of communication. Revista Telos, v. 193, n. 1, 2016. Disponível em: https://goo.gl/1KtnZD. Acesso em: 14 abr. 2020.
SIGILIANO, D; BORGES, G. A Rede Globo no ecossistema da Social TV: uma análise sobre as postagens do perfil @redeglobo no Twitter. Intexto, Porto Alegre, n. 36, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2EHAg9L. Acesso em: 14 abr. 2020,
SIGILIANO, D. BORGES, G. As discussões sobre The X-Files na Social TV: uma análise do backchannel da décima temporada. Contemporânea, v. 17, n. 1, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/y3j34xhb. Acesso em: 14 abr. 2020.
THOMAS, A. Blurring and Breaking through the Boundaries of Narrative, Literacy, and Identity in Adolescent Fan Fiction. MICHELE, K; COLIN, L (eds.). A new literacies sampler. Nova York: Peter Lang Publishing, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Gabriela Borges, Daiana Sigiliano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.