Complexidade narrativa na série Homens? estudo baseado em técnicas de decupagem e categorização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174396Palavras-chave:
Ficção televisiva brasileira, Série brasileira, Metodologia, Recurso comunicativo, Narrativa complexaResumo
Este artigo realiza uma exploração metodológica de técnicas de análise de ficção televisiva com características complexas. Investiga elementos de complexidade narrativa (MITTELL, 2012) na série Homens? (Comedy Central, 2019) a partir de dois eixos: seu nível discursivo, que remete ao conceito de merchandising social como recurso comunicativo (LOPES, 2009); e seu nível narrativo, por apresentar um conjunto heterogêneo de artifícios para leitura e compreensão do discurso proposto, alicerçado em técnicas de storytelling. Construímos tal classificação a partir de decupagem das cenas, acompanhando a própria estrutura narrativa desses eixos que se entrecruzam dialogicamente para amplificar a discussão sobre as temáticas propostas.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2002.
HARRIS, Neil. Humbug: The Art of P. T. Barnum. Chicago: University of Chicago Press, Phoenix ed Edition, 1981.
LEMOS, Ligia Prezia. Nuvem de tags como ferramenta de análise de conteúdo: uma experiência com as cenas estendidas da telenovela Passione na internet. Lumina. Vol.10, nº1, abril 2016.
LEMOS, Ligia Prezia. O autor-roteirista e a ficção televisiva brasileira na era transmídia. 2017. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa em Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
LEMOS, Ligia Prezia; KARHAWI, Issaaf; SUZUKI, Helen. Um panorama da ficção televisiva em países Ibero-Americanos: temática e merchandising social. Comunicom. São Paulo: ESPM, 2012.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Telenovela como recurso comunicativo. MATRIZes. Ano 3 – nº 1 ago./dez. 2009.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações - comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, Editora UFRJ: 2009.
MITTELL, Jason. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. MATRIZes, v. 5, n. 2, p. 29-52, 13 jun. 2012.
MUNGIOLI, Maria Cristina Palma; LEMOS, Ligia Prezia; KARHAWI, Issaaf; BRETTAS, Lorena. Merchandising Social e Ficção Televisiva em países ibero-americanos: temas e produção de sentido. 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana – Confibercom. São Paulo: ECA-USP, 2011.
NICOLOSI, Alejandra Pía. Merchandising social na telenovela brasileira. Um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida. 2009. 288p. Dissertação (Mestrado). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2009.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo; Belo Horizonte, MG: PUCMinas, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ligia Prezia Lemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.