Transmedia social merchandising: an analysis of lgbtqia+ themes in Young Hearts

Authors

  • Yvana Fechine Unviersidade Federal de Pernambuco
  • Cecília Almeida Rodrigues Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Diego Gouveia Moreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Gêsa Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcela Chacel Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174622

Keywords:

Socio-educational actions, Telenovela, Transmedia

Abstract

This paper aims to discuss aims the set of actions with an educational purpose carried out by Globo in Malhação (Young Hearts) regarding LGBTQIA+ issues. The research analyzes the transmedia strategy used by the broadcaster to disseminate educational ideas on sexuality issues and submits the actions to the test by holding a focus group with LGBTQIA + people, mostly members of social movements related to the theme. Finally, the research shows that it is necessary to continuing investing in transmedia strategies to generate the desired outcome.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Yvana Fechine, Unviersidade Federal de Pernambuco

    Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora associada ao Centro de Pesquisas Sociossemióticas e ao Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva (Obitel). Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq.

  • Cecília Almeida Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco

    Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (DCOM-UFPE).buco

  • Diego Gouveia Moreira, Universidade Federal de Pernambuco

    Professor adjunto do Núcleo de Design e Comunicação (UFPE)) e pesquisador do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (Obitel).

  • Gêsa Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

    Publicitária. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFPE) e pesquisadora do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (Obitel).

  • Marcela Chacel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora adjunta do Departamento de Comunicação (UFRN) e pesquisadora do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (Obitel).

References

AZEREDO, B. Entrevista concedida por e-mail ao grupo Obitel-UFPE. Recife, 26 fev. 2019.

BACCEGA, M. A. Narrativa ficcional de televisão: encontro com temas sociais. Comunicação & Educação, n. 26, 2003. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37468. Acesso em: 21 mar. 2019.

BALOGH, A. M. O discurso ficcional na TV. Sedução e sonho em doses homeopáticas. São Paulo: Edusp, 2001.

CABRAL, F. Paraíso tropical e a representação homossexual nas novelas da Rede Globo. Monografia do Curso de Comunicação Social. PUC-Rio: Rio de Janeiro, 2007.

CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança. movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

COLLING, L. Personagens homossexuais nas telenovelas da Rede Globo: criminosos, afetados e heterossexualizados. Revista Gênero, v. 8, n. 1, 2007.

CLEMENTE, A. S. Merchandising social: a caixa de Pandora da novela brasileira. Comunicação e Inovação, v. 11, n. 20, jan.-jun. 2010. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/download/950/773. Acesso em: 12 mar. 2019.

COUTINHO, L. M.; QUARTIERO, E. M. O merchandising social em Malhação: estratégias socioeducativas para adolescentes. Revista Educação em Questão, v. 39, n. 25, set.-dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4015. Acesso em: 02 abr. 2019.

CZIZEWSKI, C. C. Telenovela, agendamento e temáticas sociais: uma relação sistêmica e progressiva. Revista Temática, Ano VI, n. 10, 2010.

FECHINE, Y.; GOUVEIA, D.; LIMA, C.; COSTA, M.; ESTEVÃO, F. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. In: LOPES, M. I. V. (org.). Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013.

FECHINE, Y.; LIMA, C.; MOREIRA, D.; CAVALCANTI, G.; CHACEL, M. Ações socioeducativas nos mundos da telenovela transmídia: um estudo a partir da abordagem de questões LGBTQIA+. In: LOPES, M. I. V. (org.). A construção de mundos na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2019.

GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, maio-jun. 1995.

HAIR, J. F.; CELSI, M. W.; ORTINAU, D. J.; BUSH, R. P. Fundamentos de pesquisa de marketing. Porto Alegre: AMGH, 2014.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

LOPES, M. I. V. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 26, p. 17-34, apr. 2003. ISSN 2316-9125. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37469/40183. Acesso em: 13 fev. 2017.

LOPES, M. I. V. A telenovela como recurso comunicativo. Revista Matrizes, v. 3, n. 1, dez.-ago. 2009. Disponível em: https://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/32406/art_LOPES_Telenovela_2009.pdf?sequence=. Acesso em: 20 mar. 2019.

SCHIAVO, M. R. Dez anos de merchandising social. In: Anais. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/120978737171710494144163695234717744651.pdf. Acesso em : 12 mar. 2019.

SCHIAVO, M. R. Merchandising social: uma estratégia de sócio-educação para as grandes audiências. Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1995

WOLTON, D. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2020-12-21

Issue

Section

Dossier

How to Cite

Transmedia social merchandising: an analysis of lgbtqia+ themes in Young Hearts. RuMoRes, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 103–125, 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174622. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/174622.. Acesso em: 18 may. 2024.