Inquietações da adolescência: da redoma da Casa Grande ao mergulho no tempo presente da cidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2021.183192Palavras-chave:
Sobrevida do passado no presente, Crise da família patriarcal, Ansiedades sexuais da adolescência, Motivo temático, Estratos do tempoResumo
O artigo analisa Casa grande, dirigido por Fellipe Barbosa, em 2014, centrado no estudo do motivo temático “o passado no presente” na composição da trama. Motivo temático é cada uma das unidades do campo temático de uma narrativa detectada pela sua análise (Tomachevski, 1970). A trama do filme se concentra no percurso de um adolescente superprotegido por sua família rica, que guarda sobrevivências de um modus vivendi intramuros próprio do poder senhorial do passado. Uma forte crise nas finanças do Pater familias o obriga a reduzir o cordão de proteção ao filho, que passa a ir ao colégio de ônibus, iniciando uma nova vivência na cidade do Rio de Janeiro. Ou seja, ele realiza seu efetivo mergulho no tempo presente, experiência que o amadurece em várias frentes.
Downloads
Referências
DUNKER, C. I. L. Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2015.
KOSELLECK, R. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2014.
MORETTI, F. O romance de formação. São Paulo: Todavia, 2020.
TOMACHEVSKI, B. Temática. In: TOLEDO, D. O. (org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1970. p. 169-204.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ismail Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.