A grande cidade (Carlos Diegues, 1966): filme e música em capítulos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2022.196688Palavras-chave:
Cinema Novo, Música, Carlos Diegues, Análise fílmicaResumo
O filme A grande cidade (1966), de Carlos Diegues, é dividido em quatro capítulos por subtítulos, que correspondem a seus quatro personagens principais: Luzia, Jasão, Inácio e Calunga. Por meio de procedimentos de análise fílmica, demonstramos que as músicas do filme também podem ser divididas em capítulos, sendo mais relacionadas a cada um dos personagens. Essa divisão ocorre por gêneros musicais ou por um conjunto de músicas de um mesmo compositor (obras de Villa-Lobos para Jasão e, principalmente, canções populares para Inácio), além de demarcar o papel essencial dos personagens Luzia (elo entre os outros) e Calunga (o personagem-narrador) por sua associação com as duas músicas principais do filme: o “Concerto para piano e orquestra em formas brasileiras”, de Heckel Tavares, e o samba “A grande cidade”, de Zé Keti.
Downloads
Referências
ALVIM, L. A música clássica preexistente no cinema de diretores da Nouvelle Vague – anos 50 e 60. 2017. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017a.
ALVIM, L. Música e som em três documentários brasileiros curtas-metragens de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira. Doc On-Line, Campinas, v. 22, p. 163-184, 2017b.
ALVIM, L. Villa-Lobos, identidade nacional e história no Cinema Novo: uma análise a partir de Deus e o diabo na terra do sol. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 32, n. 2, p. 307-331, 2019.
ALVIM, L. Reempregos da música de Villa-Lobos e intertextualidades entre filmes de Humberto Mauro e o Cinema Novo. Galáxia, São Paulo, n. 46, p. 1-23, 2021.
BORDWELL, D. Narration in the fiction film. Madison: UW Press Books, 1985.
BORDWELL, D.; THOMPSON, K. Film art: an introduction. 6. ed. Nova York: McGraw Hill, 2001.
COELHO, M. C. Revendo A grande cidade, de Cacá Diegues: o orfismo às avessas da periferia. In: HAMBURGUER, E. et al. (org.). IX Estudos de Cinema Socine. São Paulo: Annablume, 2008.
CORTE Final – Cacá Diegues. 2021. 1 vídeo (1h7min55seg). Publicado pelo canal O som da cena. Disponível em: https://bit.ly/3Gr2jbl. Acesso em: 4 dez. 2021.
DIEGUES, C. Vida de cinema: antes, durante e depois do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
GORBMAN, C. Auteur music. In: GOLDMARK, D.; KRAMER; L.; LEPPERT, R (org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: UW Press Books, 2007.
GUERRINI JÚNIOR, I. A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
HUBBERT, J. The compilation soundtrack from the 1960 to the Present. In: NEUMEYER, D. (ed.). The Oxford Handbook of Film Music Studies. Oxford: Oxford University Press, 2014.
LIMA, L. J. R. S. Mazurka-Choro na trajetória de Villa-Lobos: lembrança e ressignificação. Revista Vórtex, Paranavaí, v. 4, n. 1, p. 1-25, 2016.
SILVA, C. M.. O negro no cinema brasileiro: uma análise fílmica de Rio Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A grande cidade (Carlos Diegues, 1966). 2013. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luíza Beatriz Alvim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.