Percepção de moda no Instagram: uma análise dos perfis de Camila Coutinho e Garotas Estúpidas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.213488Palavras-chave:
Moda, Instagram, Camila Coutinho, Garotas EstúpidasResumo
Com as redes sociais, vê-se o fortalecimento da presença de influenciadores digitais e das novas formas de consumo de informação de moda por eles alavancadas. Este trabalho busca investigar o modo de percepção do público sobre a moda a partir da presença dessas figuras, e identificar indícios de sua influência no processo de construção de subjetividades. Para tanto, o trabalho analisa o conteúdo dos comentários no perfil do Instagram de Camila Coutinho, uma das principais influenciadoras digitais de moda do Brasil, e de sua página, Garotas Estúpidas, que tem origem no blog de moda criado por ela em 2006. Como resultado, vê-se que as influenciadoras digitais e seu personalismo nem sempre contribuem para que a discussão profunda sobre a moda como sistema reflexivo e modo de se posicionar no mundo se dissemine no meio digital.
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