Recepção crítica e audiência em Som e fúria: questões sobre teatro, streaming e televisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.225837

Palavras-chave:

Som & fúria, Recepção crítica, Audiência, Streaming

Resumo

Som & fúria é uma minissérie brasileira produzida pela O2 Filmes, com coprodução do Núcleo Guel Arraes da Rede Globo de Televisão. Exibida entre 7 e 24 de julho de 2009, a minissérie foi adaptada por Fernando Meirelles, a partir da série canadense Slings and arrows, e só recentemente chegou às plataformas digitais, via Globoplay. O objetivo principal do presente artigo é compreender a discrepância entre a recepção crítica favorável da obra e a baixa receptividade do público durante sua veiculação na TV aberta, considerando o contexto de exibição da minissérie, enquanto procura atualizar alguns pontos do fenômeno para o estágio atual do consumo televisivo – sobretudo com o espraiamento do streaming/on demand e respectiva segmentação da audiência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo de Lima Fernandes, Empresa Paraibana de Comunicação

    Marcelo de Lima Fernandes é jornalista, formado pela Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba e mestre e doutor em Letras pela mesma instituição, onde desenvolveu pesquisas em torno da obra de Pedro Almodóvar. Atua na Empresa Paraibana de Comunicação - EPB.

  • Luiz Antonio Mousinho Magalhães, Universidade Federal da Paraíba

    Graduado em Jornalismo pela UFPB, fez mestrado em Letras na mesma instituição e doutorado em Teoria e história literária na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor Titular do Departamento de Comunicação e da Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Desenvolve pesquisa junto ao CNPq (PQ) sobre as relações entre ficção e sociedade. Coordena o Grupo de Pesquisa Sobre Ficção e Produção de Sentido. É autor de Uma escuridão em movimento – relações familiares em Clarice Lispector (1997) e de A sombra que me move – ensaios sobre ficção e produção de sentido (cinema, literatura, TV) (2012), publicados pela

Referências

ABOS, M. Som & fúria, de Fernando Meirelles, traz Shakespeare de volta a seu lugar: o de autor popular. O Globo, 24 jun. 2009. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/som-furia-de-fernando-meirelles-traz-shakespeare-de-volta-seu-lugar-de-autor-popular-3147462. Acesso em: 29 abr. 2024.

ARAÚJO, J. Maravilhosa!! Mal dá .... Filmow, 2012. Disponível em: https://filmow.com/comentarios/1273290/ Acesso em: fev. 2024.

BAECQUE, A. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

BAMBA, M. Teorias da recepção cinematográfica ou teorias da espectatorialidade fílmica? In: BAMBA, M. A recepção cinematográfica: recepção e estudos de caso. Salvador: Edufba, 2013. p. 19–66.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas na poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. ed. 5. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BESSA, G. Com roteiro criativo e grande elenco, minissérie Som & Fúria completa 10 anos de exibição. Correio do Estado, Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2019. Disponível em: https://correiodoestado.com.br/correio-b/com-roteiro-criativo-e-grande-elenco-minisserie-som-and-furia-complet/356339/ Acesso em: mai. 2024.

BLIKSTEIN, I. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 2001.

BORDWELL, D. Film futures. SubStance, Madison, v. 31, n. 1, p. 88–104, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.2307/3685810. Acesso em: 25 ago. 2021.

BORELLI, S. H. S.; ORTIZ, R.; RAMOS, J. M. O. Telenovela: história e produção. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BORGES, J. L. O nosso. In: Folhetim: poemas traduzidos. Tradução: Cleber Teixeira, Walter Costa e Raúl Antelo. São Paulo: Folha de S.Paulo, 1987. p. 31.

BOUSSO, K. Espaços de experimentação no audiovisual: processos de produção no streaming. 2021. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/24530/1/Karina%20Bousso.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

BOUSSO, K; SALLES, C. A. Um olhar sobre o processo criativo de empresas de streaming e a experimentação em produções audiovisuais. Manuscrítica: Revista de Crítica Genética, São Paulo, n. 41, p. 86–96, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i41p86-96 Acesso em: 29 abr. 2024.

BRAGA, J. L. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006.

CAPANEMA, L. X. de L. A narrativa complexa na ficção televisual: por um modelo de análise. In: SAMPAIO, S.; REIS, F.; MOTA, G. (eds.). Atas do V Encontro Anual da AIM. Lisboa: Associação de Investigação da Imagem em Movimento, 2016. p. 514–525. Disponível em: https://aim.org.pt/atas/indice/Atas-VEncontroAnualAIM-54.pdf Acesso em: mai. 2023.

CIMINO, J. Som & fúria é sucesso de crítica, mas fracasso em matemática. Folha de São Paulo, 24 jul. 2009. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/ilustrada/2009/07/599925-comentario-som--furia-e-sucesso-de-critica-mas-fracasso-em-matematica.shtml. Acesso em: 29 abr. 2024.

COSTA, C. da S. Teatro e teleteatro: aproximações híbridas: permanências, discrepâncias e inovações no teleteatro. 2011. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) — Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9988 Acesso em: 2 mai. 2024.

COSTA, K. R. As molduras e moldurações de Som & fúria: por um Shakespeare televisivo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/67198 Acesso em: 10 ago. 2015.

DA NOVA FILHO, M. V. M.; CHIARINI, T.; MARCATO, M. B. Plataformização do mercado audiovisual: a indústria de streaming de vídeo no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2023. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/12392/1/TD_2929_web.pdf Acesso em: abr. 2024.

DE SLINGS & Arrows à Som & Fúria. Revista TV Séries, 7 ago. 2009. Disponível em: https://revistatvseries.blogspot.com/2009/08/de-slings-arrows-som-furia.html Acesso em: out. 2023.

DUDALSKI, S. S. O ensino da dramaturgia shakespeariana no Brasil: realidade e perspectivas. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-06112007-115505 Acesso em: 02 mai. 2024.

FARIA, M. C. B. Teleteatro: fenômeno singular da televisão brasileira. In: Celacom – Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, 10., 2006. Anais [...] São Paulo: Universidade Metodista.

FELIX, W. Globoplay resgata serie de 2009 em homenagem a Pedro Paulo Rangel. Na telinha, 10 jan. 2023. Disponível em: https://natelinha.uol.com.br/series/2023/01/10/globoplay-resgata-minisserie-de-2009-em-homenagem-a-pedro-paulo-rangel-192460.php Acesso em: abr. 2024.

FERREIRA, M. L; SANTOS, G. L. C. Produções audiovisuais canadenses e brasileiras: uma análise de Som & fúria. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 106–117, jul./dez. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.5216/c&i.v12i2.12274. Acesso em: abr. 2024.

FILME Som e fúria destaca trama com Daniel Oliveira ... A Gazeta do povo, 26 nov. 2009. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/filme-som-e-furia-destaca-trama-com-daniel-de-oliveira-c0iecnw5n0lyajf1yqrk4k9xq/ Acesso em: 20 jan.2024.

JOST, F. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2010.

KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LAZZARI, M. V. Nunca vi discurso-farsa.... Filmow, 2013. Disponível em: https://filmow.com/comentarios/2396321/ Acesso em: jan. 2024.

LEAL, T. Som & fúria: episódio 2. Série maníacos, 9 jul. 2009. Disponível em: https://seriemaniacos.tv/som-furia-episodio-2/ Acesso em: mar. 2024.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2005.

MACIEL, D. A. V. A questão do nacional-popular na dramaturgia/teatro do Brasil. Revista Cerrados, Brasília, v. 18, n. 28, p. 327–347, jul./dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25698/22594. Acesso em: 02 mai. 2024.

MAIA, R. Loucura, luxúria, tudo isso tinha no Som & fúria. Teleséries. 28 jul. 2009. Disponível em: https://teleseries.com.br/loucura-luxuria-tudo-isso-tinha-no-som-e-furia/#google. Acesso em: mai. 2024.

MITTELL, J. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. Tradução de Andrea Limberto. Matrizes, São Paulo, ano 5, n. 2, jan./jun. 2012. Disponível em https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/38326/41181/0. Acesso em: 14 set. 2021.

MUNGIOLI, M. C. P.; IKEDA, F. S. de M. Estudo do catálogo das séries originais Globoplay no período de 2018 a 2022. Revista Latinoamericana de Ciencias de La Comunicación, v. 21, n. 41, p. 112–123, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.55738/alaic.v21i41.948. Acesso em: 29 abr. 2024.

NUNES, F. Os outros tem estreia frenética, mas derruba audiência da Globo. Gente IG. 19 abr. 2024. Disponível em: https://gente.ig.com.br/tvenovela/2024-04-19/os-outros-tem-estreia-frenetica-mas-derruba-audiencia-da-globo.html. Acesso em: mai. 2024.

PAGLIOTO, B. F.; MACHADO, A. F. “Perfil dos frequentadores de atividades culturais: o caso nas metrópoles brasileiras”. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 42, n. 4, p. 701–730, dez. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-41612012000400003. Acesso em: 2 mai. 2024.

PALLOTTINI, R. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Perspectiva, 2012.

PEIXOTO, M. I. H. Arte e grande público: a distância a ser extinta. Campinas: Autores Associados, 2003.

ROCHA, T. 40 anos de minissérie no Brasil: por que a Globo não investe mais no gênero? Na telinha, 25 abr. 2022. Disponível em: https://natelinha.uol.com.br/televisao/2022/04/25/40-anos-de-minisserie-no-brasil-por-que-a-globo-nao-investe-mais-no-genero-180656.php Acesso em: mai. 2024.

SALLES, C. A. Redes de criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.

SEVERO, F. Minha série favorita e que.... Filmow, 2012. Disponível em: https://filmow.com/comentarios/1392837/ Acesso em: dez. 2023.

SHAKESPEARE, W. Hamlet, príncipe da Dinamarca. In: SHAKESPEARE, William. Tragédias. Tradução de Carlos Medeiros e Oscar Mendes. São Paulo: Abril, 1981. p. 193–324.

SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

SILVA, M. Review: Som & fúria – A semana. Comentando Séries. 14 jul. 2009. Disponível em: https://comentaseries.wordpress.com/2009/07/14/review-som-furia-a-semana/ Acesso em: abr. 2024.

SILVA, M. V. B. Som, fúria e sentido: Shakespeare na ficção seriada televisiva. In: BORGES, G.; PUCCI JÚNIOR, R. L.; ALEXANDRE SOBRINHO, G. Televisão: formas audiovisuais de ficção e documentário. Campinas, Faro, São Paulo: Socine, Unicamp, Universidade do Algarve – CIAC, 2012. p. 59-70. Disponível em: https://www.socine.org/wp-content/uploads/2015/11/Borges_Pucci_Seligman-Televisao-Formas-Audiovisuais-de-Ficcao-e-de-Documentario_Volumen-I.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

SILVA, M. R. P. da. Leitura, texto, intertextualidade, paródia. Acta Scientiarum. Human And Social Sciences, Maringá, v. 25, n. 2, p. 211-220, 2008. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/2172. Acesso em: 2 maio 2024.

SOARES, R.; SERELLE, M. A crítica de TV no Brasil: valores e repertórios. Intexto, Porto Alegre, nº 28, p. 171–189, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/33280. Acesso em: mar. 2004.

SOM E FÚRIA. Direção de Fernando Meirelles, Gisele Barroco, Toniko Melo, Fabrizia Pinto e Rodrigo Meirelles. Roteiro: Susan Coyne, Bob Martin e Mark McKinney. Adaptação: Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Som Livre, 2009. DVD.

STAM, R. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992.

STAROSTA, J. A.; IZYDORCZYK, B. Understanding the phenomenon of binge-watching: a systematic review. International Journal of environmental research and public health, Basel, v. 17, n. 12, p. 4469, 22 jun. 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/12/4469. Acesso em: 29 abr. 2024.

TALASSA. as minisséries da Globo são.... Filmow, 2011. Disponível em: https://filmow.com/comentarios/673553/ Acesso em: dez. 2023.

TRINDADE, A. G. Som & fúria: uma leitura carnavalizada. 2019. Tese (Doutorado em Letras) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18926

VASCONCELOS, C. M. de A. Signos, signos, signos: o Dante hamletiano no Som & fúria da tradução intersemiótica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) — Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3328. Acesso em: 24 fev. 2015.

ALVES DA VEIGA, P. Generative theatre of totality. Journal of Science and Technology of The Arts, Lisboa, v. 9, n. 3, p. 33–43, 1 set. 2017. Disponível em: https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/article/view/7293. Acesso em: 4 maio 2024.

VOLLET, N. L. R. Nobreza vs. obscenidades em traduções brasileiras de Hamlet: uma reflexão sobre as relações possíveis entre os tradutores e seu autor. Tradterm, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 71–96, jul./dez. 1998. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/tradterm/article/view/49558. Acesso em 29 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

FERNANDES, Marcelo de Lima; MAGALHÃES, Luiz Antonio Mousinho. Recepção crítica e audiência em Som e fúria: questões sobre teatro, streaming e televisão. RuMoRes, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 10–36, 2024. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.225837. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/225837.. Acesso em: 12 nov. 2024.