O ser-mulher na narrativa seriada mexicana Juana Inés: entre a lógica do empoderamento individual e a construção de identificações latinas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.226038Palavras-chave:
Juana Inés, melodrama, narrativa seriada, feminismo, empoderamentoResumo
Tendo por base o preceito da constituição dialógica do discurso é que nos voltamos à minissérie televisiva Juana Inés, a qual retrata a vida da freira e escritora mexicana seiscentista. Isso com o objetivo de compreender quais sentidos de feminismo a produção articula, ou melhor, examinar os diálogos estabelecidos na minissérie em relação a sentidos de feminismo. Ao longo dos sete capítulos que integram a minissérie, observamos que o ser-mulher desempenha papel central à construção da narrativa e à representação de sua protagonista. Nessa tessitura, notamos o atravessamento de uma perspectiva afirmativa e a incorporação da lógica do empoderamento individual no contexto dos chamados “feminismos midiáticos”, sem, contudo, esvaziar um potencial político e de identificação latina.
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