Entre páginas e telas: a transformação da crítica contemporânea de telenovela no Brasil

Autores

  • Mariana Marques de Lima Sem Registro de Afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.226080

Palavras-chave:

Crítica contemporânea, Críticos, Jornais impressos, Telenovela

Resumo

O artigo objetiva abordar como a crítica de telenovela se desenvolveu nos principais jornais impressos brasileiros, a partir da década de 1970, apresentando dois principais críticos: Helena da Silveira e Artur da Távola. A partir do mapeamento teórico acerca do que se entende por crítica no meio literário, abordamos a concepção atual de crítica de televisão e de telenovela e como, atualmente, ela tem sido realizada no país no âmbito digital. Apontamos que a transição da crítica entre o analógico (representado pelo jornalismo impresso) e o digital (com os sites de notícias) modificou a maneira como ela é efetuada. Concluímos que a crítica de telenovela contemporânea corresponde ao conjunto de análises sobre a trama, que é passível de alteração a cada episódio, e que, hoje, está em constante diálogo com seu público leitor/espectador.

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Biografia do Autor

  • Mariana Marques de Lima, Sem Registro de Afiliação
    Jornalista. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  

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Publicado

2024-09-27

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

LIMA, Mariana Marques de. Entre páginas e telas: a transformação da crítica contemporânea de telenovela no Brasil. RuMoRes, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 59–82, 2024. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.226080. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/226080.. Acesso em: 21 nov. 2024.