A estética armorial em A Pedra do Reino, de Luiz Fernando Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2024.227230Palavras-chave:
Armorial, barroco, cultura popular, adaptação, série televisivaResumo
Este artigo analisa alguns dos conceitos estéticos produzidos pelo Movimento Armorial, abordando a obra e o pensamento do escritor, poeta e dramaturgo, Ariano Suassuna, na exposição das relações existentes entre a arte armorial, o barroco, o regionalismo e a cultura popular. Por meio de tal procedimento, o objetivo deste texto é investigar o processo de adaptação do Romance d’A Pedra do Reino, do ano de 1971, na série A Pedra do Reino, de 2007, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, definindo a estética armorial e os seus reflexos na produção televisiva.
Downloads
Referências
A PEDRA do Reino. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Rio de Janeiro: Globo; São Paulo: Academia de Filmes, 2007.
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010.
SANTOS, I. M. F. Em demanda da poética popular: Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
SARDUY, S. O barroco e o neobarroco. In: UNESCO (org.). América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
SUASSUNA, A. Almanaque Armorial. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
ULHÔA, M. T. Perspectivas de um devir literatura-televisão em A Pedra do Reino de Luiz Fernando Carvalho. In: MAIA, A.; RODRIGUES, B.; BOESCHESTEIN, L. (org.). 8º Coneco/XII PósCom: comunicação e intervenções. Porto Alegre: Busqui, 2017.p. 46-57.
ULHÔA, M. T. Digressões do estilo régio na estética televisiva. Revista Movimento, [s. l.], v. 9., p. 6-25, 2017b.
VICTOR, A.; LINS, J. Ariano Suassuna: um perfil biográfico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marco Túlio Ulhôa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.