Ficção seriada e arqueologia transmídia: uma análise da X-Files Magazine

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2025.234985

Palavras-chave:

Ficção seriada, Arqueologia transmídia, Cultura de fãs, The X-Files

Resumo

O sucesso da série The X-Files, além de um intenso engajamento dos fãs, uma série de produtos que ampliaram o universo ficcional para além do cânone televisivo. Um desses produtos foi a revista X-Files Magazine, objeto selecionado para uma análise de conteúdo que visa entender como se dava a relação entre produtores e público na expansão do universo de The X-Files no final do século XX. A presente proposta utiliza o conceito de arqueologia transmídia para investigar como se davam estratégias de transmidiação em contextos históricos prévios à popularização da cultura digital.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Furtuoso, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Mestrando em Comunicação na UFJF e membro dos grupos Comunicação, Arte e Literacia Midiática e Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF), Rede OBITEL Brasil e Red Alfamed Joven. Bolsista Capes. 

  • Gabriela Borges, Universidade do Algarve

    Doutora em Comunicação e Semiótica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e Professora da Universidade do Algarve (UAlg), Portugal. Professora permanente do PPGCOM-UFJF.

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Publicado

2025-07-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FURTUOSO, Gustavo; BORGES, Gabriela. Ficção seriada e arqueologia transmídia: uma análise da X-Files Magazine. RuMoRes, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 199–221, 2025. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2025.234985. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/234985.. Acesso em: 24 dez. 2025.