Protagonismo e raça na telenovela brasileira: um estudo das protagonistas das telenovelas das 21 horas da década de 2010
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2025.235894Palavras-chave:
Telenovela, raça, branquitude, interseccionalidade, representaçãoResumo
Este trabalho propõe abordar as diferentes representações raciais a partir das personagens protagonistas das telenovelas das 21 horas da Rede Globo de Televisão que estavam no ar durante a década de 2010. Para isso, busca compreender como um ideal de branquitude está inserido como um valor social nas telenovelas e em nossa sociedade, bem como as interseccionalidades nas representações de mulheres não brancas e o entrelaçamento entre raça, classe e outros marcadores da diferença, influenciando suas vivências.
Downloads
Referências
ARAÚJO, J. Z. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2004.
ARAÚJO, J. Z. O negro na dramaturgia, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 979-985, 2008. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300016
BENTO, M. A. S. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia) — Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
CARRERA, F. Roleta interseccional: proposta metodológica para análises em Comunicação. E-Compós, v. 24, 2198, 2021. https://doi.org/10.30962/ec.2198
CORRÊA, L. G.; GUIMARÃES-SILVA, P.; FURTADO, L.; BERNARDES, M. Entre o interacional e o interseccional: Contribuições teórico-conceituais das intelectuais negras para pensar a comunicação. Eco-Pós, v. 21, n 3, p. 147-169, 2018. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/20198. Acesso em: 15 abr. 2025.
CRENSHAW, K. Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics. University of Chicago Legal Forum, v. 1989, 8, 1989. Disponível em: https://chicagounbound.uchicago.edu/uclf/vol1989/iss1/8/. Acesso em: 15 abr. 2025.
DÍAZ-BENÍTEZ, M. E.; MATTOS, A. Interseccionalidade: zonas de problematização e questões metodológicas. In: SIQUEIRA, I. R. et al. (org.). Metodologia e relações internacionais: debates contemporâneos. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2019. v. 2. p. 67-94.
GRAVIDEZ precoce é uma das principais causas de evasão escolar, diz estudo. Portal G1, Rio de Janeiro, 22 abr. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/04/22/gravidez-precoce-e-uma-das-principais-causas-da-evasao-escolar-diz-estudo.ghtml. Acesso em: 23 fev. 2025.
GRIJÓ, W. P.; SOUSA, A. H. F. O negro na telenovela brasileira: a atualidade das representações. Estudos em Comunicação, n. 11, p. 185-204, 2012.
LIMA, B. C. Nós não vamos sucumbir: o acontecimento noventa anos de Elza Soares. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
PINHO, P. S. “A Casa Grande Surta Quando a Senzala Aprende a Ler”: Resistência Antirracista e o Desvendamento da Branquitude Injuriada no Brasil. Confluenze: Rivista di Studi Iberoamericani, v. 13, n. 1, p. 32-55, 2021. https://doi.org/10.6092/issn.2036-0967/13085
SCHUCMAN, L. V. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. Tese (Doutorado em Psicologia Social) — Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SOVIK, L. Aqui ninguém é branco. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariana Barbosa Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.

