Políticas da narrativa em produções não ficcionais sonoras sobre crimes contra mulheres
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2025.238266Palavras-chave:
podcasts, não ficção, jornalismo narrativo, feminicídio, true crimeResumo
O artigo aborda a crescente produção de podcasts de não ficção, buscando analisar, em perspectiva crítica, aspectos estéticos, éticos e políticos implicados nessas obras. Com o aumento de produções sonoras que se autodenominam “jornalísticas” ou “investigativas”, abre-se espaço para a circulação de reportagens ou documentários em áudio que pretendem participar de um gênero narrativo nomeado como true crime. Diante desse fenômeno de circulação atual, que envolve realizadores e públicos, o texto pretende debater quais são os parâmetros éticos e estéticos mobilizados por essas produções e o lugar do político em suas narrativas. Como recorte analítico, foram selecionadas três produções jornalísticas que investigam crimes contra mulheres ocorridos no período da ditadura civil-militar brasileira, enfatizando as histórias de três vítimas de violência de gênero (Ângela Diniz, Leila Cravo e Cláudia Lessin Rodrigues), transformadas em personagens nos podcasts Praia dos Ossos (2020), da Rádio Novelo, Leila (2022), da Globoplay, e O Caso (Últimos Passos) (2023), da Criatura Multimídia.
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