Cinema, vídeo e videoclipe: relações e narrativas híbridas

Autores

  • Paula Faro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51215

Palavras-chave:

Comunicação visual, cinema, hibridismo.

Resumo

A linguagem do vídeo vem exercendo enorme influência na linguagem cinematográfica, e a relação entre cinema e vídeo tem sido discutida amplamente por diversos autores. A partir dessas discussões, tais como as que Arlindo Machado propõe em Pré-cinemas e pós-cinemas (1997) e em A televisão levada a sério (2001), as de Philippe Dubois, em Cinema, vídeo, Godard (2004), e também as de Raymond Bellour, em Entreimagens (1997), o artigo verifica como a linguagem videográfica aproximou a linguagem do cinema à do videoclipe e vice-versa. Neste contexto, pretendemos analisar o encontro e as relações entre vídeo, videoclipe e cinema, além de identificar os elementos de confluência entre estas linguagens, contribuindo assim para o melhor entendimento dessa tendência contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Paula Faro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

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Publicado

2010-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FARO, Paula. Cinema, vídeo e videoclipe: relações e narrativas híbridas. RuMoRes, [S. l.], v. 4, n. 8, 2010. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51215. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51215.. Acesso em: 22 dez. 2024.