A voz do sujeito marginal nas obras Acidente de trabalho, de Eugênio Sigaud e Construção, de Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51241Palavras-chave:
Sujeito, força centrífuga, trabalho, sociedade, luta de classes.Resumo
A partir da relação entre o verbal e o pictórico, o trabalho apresenta conceitos bakhtinianos sobre o signo como arena em que se desenvolve a luta de classes. Utilizou-se como corpus a música de Chico Buarque Construção e a pintura de Eugênio de Proença Sigaud Acidente de Trabalho. Nesse contexto, é possível observar como as personagens se constroem em ambas as artes, como as vozes centrífugas e as posições ideológicas dos sujeitos se assumem perante uma sociedade opressora e mecanicista. Para tanto, relacionamos as obras a fatores externos de ordem social, histórica e cultural. A fundamentação teórica do trabalho foi baseada no pensamento de Mikhail Bakhtin e outros autores que retomam em seus trabalhos os princípios desse autor.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.