A voz do sujeito marginal nas obras Acidente de trabalho, de Eugênio Sigaud e Construção, de Chico Buarque

Autores

  • Liliane Barros O. Delorenzi Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51241

Palavras-chave:

Sujeito, força centrífuga, trabalho, sociedade, luta de classes.

Resumo

A partir da relação entre o verbal e o pictórico, o trabalho apresenta conceitos bakhtinianos sobre o signo como arena em que se desenvolve a luta de classes. Utilizou-se como corpus a música de Chico Buarque Construção e a pintura de Eugênio de Proença Sigaud Acidente de Trabalho. Nesse contexto, é possível observar como as personagens se constroem em ambas as artes, como as vozes centrífugas e as posições ideológicas dos sujeitos se assumem perante uma sociedade opressora e mecanicista. Para tanto, relacionamos as obras a fatores externos de ordem social, histórica e cultural. A fundamentação teórica do trabalho foi baseada no pensamento de Mikhail Bakhtin e outros autores que retomam em seus trabalhos os princípios desse autor.

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Biografia do Autor

  • Liliane Barros O. Delorenzi, Universidade Presbiteriana Mackenzie.
    Graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (2005). É especialista em Docência do Ensino Superior (2004) e Psicopedagogia (2006) pela Universidade Iguaçu. Mestre em literatura e educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é aluna bolsista da CAPES e professora licenciada da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2011-06-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DELORENZI, Liliane Barros O. A voz do sujeito marginal nas obras Acidente de trabalho, de Eugênio Sigaud e Construção, de Chico Buarque. RuMoRes, [S. l.], v. 5, n. 9, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2011.51241. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/51241.. Acesso em: 30 dez. 2024.